/

13 de Março de 2012 14h26

Alunos de Cuiabá participarão de concurso cultural sobre a Copa do Mundo

13/03/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578

 

Foi lançado hoje (13-03) pela manhã, no Palácio Paiaguás, o concurso “Pintando a Copa”, promovido pela Secopa em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá (SME) e Várzea Grande e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

A iniciativa tem caráter sociocultural e pretende promover a integração e estimular o civismo entre os alunos das escolas públicas, por meio da produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo.

Voltado para os alunos dos três ciclos do Ensino Fundamental, o concurso premiará quatro categorias. A primeira para alunos do 1º ao 3º ano; segunda para alunos do 4º ao 6º ano; terceira para alunos do 7º ao 9º ano, além da categoria “Escola Cidadã na Copa” para unidade de ensino que desenvolver melhor projeto de sensibilização e mobilização sobre o evento. A participação no evento é voluntária.

As melhores produções serão contempladas com notebook, TV de LCD, câmera fotográfica digital. A escola campeã receberá um notebook e um projetor multimídia.

Entre os critérios de avaliação estão coerência com o tema, originalidade e criatividade e capricho e harmonia, que serão analisados por professores de artes das redes de ensino envolvidas no projeto.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto Filho, que no ato representou o prefeito Chico Galindo, o fundamental na realização da Copa do Mundo é o legado que a competição esportiva deixará para a sociedade. “Esse concurso é uma das ações que chamam a atenção para a importância desse evento e que despertará em nossos alunos o sentimento de cidadania, além de estimular a pesquisa e o envolvimento de todos na realização da Copa”.

Segundo os secretário, a intenção é mobilizar cerca de 22 mil estudantes do município, além de professores e equipes gestoras das 94 unidades de ensino rede. “Queremos uma participação massiva dos nossos alunos. Para isso, iremos sensibilizar os estudantes e os profissionais da educação municipal”.

De acordo com o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha Filho, em todas as Copas do Mundo são realizadas ações de integração social e o concurso tem essa pretensão. “Não se organiza um evento desse porte apenas com governantes. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da Copa do Mundo em Mato Grosso e, para isso, estamos começando pelo futuro, que são os alunos”.

Para ele, é necessário que todos saibam da importância da Copa e o concurso é meio de socializar essas informações. “Também é fundamental a participação da família nesse trabalho, pois o maior legado que podemos deixar é que Cuiabá e Mato Grosso são capazes de realizar com competência e honradez uma competição desse porte”.

Na oportunidade, o governador do Estado, Silval Barbosa, também destacou a importância do envolvimento de todos os segmentos sociais na realização do evento. “A Copa só será boa se todos ganharem com isso. O que a Copa deixará de herança para a sociedade, como as obras de mobilidade urbana, a qualificação profissional das pessoas e a geração de emprego e renda, são o que há de mais importante nesse evento”.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, afirmou que, ao participar do concurso, os alunos terão a oportunidade de colocar no papel o sentimento de cada um sobre a competição. “Levem esse sentimento para suas casas. Este é o embrião da Copa do Mundo que já está tomando conta de todos e, por isso, conclamo vocês a se envolverem”, disse, referindo-se aos alunos das escolas municipais e estaduais presentes.

As produções selecionadas pelas escolas deverão ser enviadas à Secopa até 18 de maio de 2012. A premiação será realizada no dia 22 de junho deste ano.