Educação /

08 de Fevereiro de 2013 10h48

Alunos da rede municipal são premiados em concurso de gastronomia

08/02/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Vencedores do concurso de gastronomia “Minha Receita Cuiabana de Peixe”, realizado em setembro do ano passado e destinado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino da capital, receberam ontem (07), na Secretaria Municipal de Educação, a premiação dos três primeiros lugares.
 

O evento integrou da XI Semana do Peixe em Mato Grosso, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e a Superintendência do Ministério da Pesca, em parceria das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Urbano, Cultura, Educação e Turismo, com o objetivo de incentivar a cultura da criação entre os produtores e o consumo de peixe por parte da população. 

Oito receitas foram selecionadas para o concurso, que obedeceram a critérios como harmonia, criatividade e visual, julgados por nutricionistas da Coordenadoria de Nutrição Escolar da SME, além de outras duas profissionais da área. 

A receita campeã, denominada “Pizza de Pintado à Moda Ariel”, foi criada pelo aluno da escola municipal Nossa Senhora Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro, Ariel Paulo Magnanti, 40 anos. 

“Peixe Pizza” foi segunda iguaria mais bem apreciada no concurso, resultado da criação da estudante Edlaine Aparecida Ribeiro de Souza, da escola Jescelino José Reiners, no bairro Novo Horizonte. 

O terceiro lugar foi conquistado pela receita “Matrinxã Cuiabana”, da aluna Amanda Karolayne Marques de Almeida, da unidade de ensino Padre Agostinho Colli, no bairro Pólvora. 

Durante a cerimônia, a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, que no ato representou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, agradeceu e parabenizou os alunos pela participação no concurso e destacou a parceria empreendida para a realização do evento. “Entendo que a Educação necessita do engajamento de diversas entidades e, quando se refere à preservação ambiental e valorização da nossa cultura, essas possibilidades ações conjuntas se ampliam”. 

As atividades da Semana do Peixe são desenvolvidas há nove anos em todo o país e conta com o envolvimento de diversos segmentos da sociedade. 

Os ganhadores receberam como prêmio uma TV de LCD (primeiro lugar), uma câmera fotográfica digital (segundo lugar) e um aparelho de celular (terceiro lugar).