/

08 de Novembro de 2013 17h12

Alunos da rede municipal recebem premiações do Pintando a Copa

08/11/2013

Rosane Brandão

O excelente trabalho realizado pelas escolas da rede municipal de Cuiabá na área de artes foi evidenciado pelo número de premiações conquistadas no concurso do Projeto Pintando a Copa. Ao todo foram 19 alunos e cinco escolas municipais premiados, totalizando 24 prêmios.

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, o Pintando a Copa envolveu aproximadamente 25 mil alunos de 56 escolas da rede municipal, promovendo uma relação estreita desses alunos com um dos mais importantes eventos de Cuiabá. “Cada um desses desenhos representa o sonho e a vontade dessas crianças em participar da Copa do Mundo”.

Conforme informou o secretário, a Secretaria de Educação vai premiar as professoras dos dois alunos que conquistaram o primeiro lugar. O prêmio será uma TV de LED de 42 polegadas. “É um estímulo pelo belo trabalho realizado por essas educadoras”, acrescentou o secretário.

As alunas Julia Aparecida Arruda, da escola Tereza Lobo, e Emmanuelly Ferreira Martins, da escola Lenine de Campos Póvoas, conquistaram os prêmios de primeiro lugar nas modalidades 1° ao 3° e 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

“Eu quis mostrar no meu desenho as belezas culturais e as tradições do nosso estado. Estão reuni a viola de cocho, as bandeiras dos municípios, o Pantanal, as comidas típicas, o índio e o negro e o resultado foi esse”, disse a aluna Julia Aparecida, que também conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cartazes, realizado no mês de outubro em Brasília.

Para que os alunos realizassem um bom trabalho foi essencial o envolvimento e a participação dos professores. A escola Tereza Lobo, por exemplo, conquistou no total cinco prêmios, entre eles o de primeiro lugar da aluna Julia Aparecida e o de pessoa com deficiência, com o desenho do aluno Raphael Santos Domingos.

“Do total de 10 desenhos inscritos, cinco foram selecionados entre os melhores. E isso é estimulante, tanto para os professores como para os alunos”, disse a professora Genice Santiago, lembrando que a professora de artes Greice Meyre Guimarães também teve contribuição importante na realização dos desenhos.

“Antes de realizar os desenhos nós fizemos uma pesquisas sobre o tema, envolvendo toda a nossa comunidade escolar. Estimulamos e sensibilizamos nossos alunos a participar do concurso e o resultado foi esse”, disse a coordenadora Fátima Maria da Silva, da escola Tereza Lobo.

Os alunos da rede municipal também conquistaram o maior número de prêmios na categoria Pessoa com Deficiência, foram cinco prêmios do total de nove.

 

Na categoria Escola a rede municipal levou cinco prêmios do total de dez, sendo um de terceiro lugar e cinco de destaque.

A escola Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, foi a que conquistou o maior número de prêmios. Ao todo foram nove premiações.

A escola Jescelino José Reiners, do bairro Novo Horizonte, conquistou três premiações e a Lenine de Campos, do bairro Jardim União, duas.

As escolas Maria Dimpina Lobo Duarte, Guilhermina de Figueiredo, Ana Tereza Arcos Krause, Padre Raimundo Pombo e Rafael Rueda levaram um prêmio cada.

Os cinco primeiros lugares da categoria estudante foram premiados, respectivamente, com um notebook; um videogame; um tablete de 32 gigas; um smartphone; e uma máquina fotográfica digital.

Na categoria Escola os 10 melhores vídeos selecionados receberam, respectivamente do primeiro ao terceiro lugar, um notebook com Data show, um Data show; um notebook. Os demais ganharam uma máquina fotográfica digital.