Educação /

23 de Setembro de 2013 09h10

Alunos da rede municipal expõem obras de arte na Secretaria

23/09/2013

Rosane Brandão

O trabalho de pintura em tela realizado pelos alunos da escola Guilhermina Figueiredo, do bairro Carumbé, está sendo exposto no saguão da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. As obras são resultado das oficinas de pintura, uma das atividades do Programa Mais Educação.

Os quadros foram pintados por alunos de 6 a 12 anos de idade, que tiveram as obras do artista plástico Romero Britto como inspiração.

Segundo a artista plástica Keila Goes, articuladora do programa Mais Educação, o trabalho dos alunos é uma releitura das obras do artista.

“Queria trabalhar as obras de um artista brasileiro, mas precisava ser algo de fácil compreensão e que chamasse a atenção deles. Então elegemos o artista plástico Romero Britto. Ele usa muita cor em seus trabalhos e a forma do desenho fica mais fácil para trabalhar a coordenação motora das crianças”, disse Keila Goes.

A artista plástica explica que o trabalho vem sendo realizado com os alunos desde o início do ano. “A pintura é feita com tinta acrílica a base de água, que é mais fácil de usar, principalmente para quem ainda está aprendendo”.

Pelo menos 200 alunos de 6 a 12 anos de idade, que estudam do 1° ao 5° ano, participam das oficinas.

A professora Rosângela Campos Melo, articuladora do programa Mais Educação, explica que o objetivo desse trabalho é estimular a criatividade dos alunos. “Através da pintura eles demonstram que são capazes de criar e realizar trabalhos maravilhosos”.

A professora cita o exemplo de um aluno de apenas 6 anos de idade, que é hiperativo e tinha dificuldade de aprendizado, mas a partir das aulas de pintura ele passou a se concentrar mais nas atividades escolares.

Romero Britto - é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro, que começou a demonstrar sua arte ainda criança.