Educação /

07 de Novembro de 2012 14h18

Alunos da rede municipal de ensino que ajudam no combate à dengue são premiados

07/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Alunos, professores e famílias envolvidos do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria sim, Senhor”, participaram nesta quarta-feira (07-11), do quarto sorteio promovido pela Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) para premiar os segmentos comprometidos com o programa.

Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público Estadual, a iniciativa tem a finalidade de levar informação e conscientização aos alunos, escola e toda a comunidade em relação ao controle da dengue.

As ações dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”. 

Segundo o coordenador do projeto na SME, José Roberto Stopa, este ano o Agente Mirim mobilizou 10 mil alunos e 20 mil residências. “Nossa expectativa é que até o final do ano esse número chegue a 15 mil alunos e 30 mil famílias”.

Presente ao sorteio, a professora da escola municipal Francisco Pedroso, no bairro São Sebastião, Cristiane Nascimento, afirmou que o trabalho desenvolvido na unidade de ensino envolve alunos, funcionários e a comunidade escolar. “Entre as atividades que realizamos, estão palestras sobre o tema, além da instrumentalização dos alunos para que possam atuar na comunidade. No próximo dia 30 também realizaremos uma ação de conscientização com os pais dos estudantes”.

O sorteio contemplou dois alunos por cada Regional e dois alunos por escola rural, além de escolas e residências que foram cadastradas pelos agentes mirins de combate a dengue.

Os estudantes premiados receberão bicicletas e, os proprietários dos imóveis, ventiladores.

As escolas dos alunos sorteados foram: Escola Municipal Herbert de Souza, Escola Municipal Marechal Rondon, Escola Municipal Henrique da Silva Prado, Escola Municipal Alzira Valadares, Escola Municipal Pedrosa Moraes e Silva, Escola Municipal Gracildes Dantas, Escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz, Escola Municipal Constança Palma.

Os nomes dos alunos sorteados somente serão revelados depois que a Secretaria Municipal de Saúde realizar uma vistoria nos imóveis cadastrados pelos estudantes e constatar que realmente não há focos do mosquito aedes aegypit.

Já as escolas sorteadas foram: Escola Municipal Francisco Pedroso, Escola Municipal Pedrosa de Moraes e Silva, Escola Municipal Hilda Caetano, Escola Municipal Esmeralda Fontes, Escola Municipal Ministro Marcos Freire.