/

13 de Junho de 2013 16h01

Alunos da rede municipal de ensino participam do concurso "Pintando a Copa"

13/06/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Cerca de 30 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino já podem preparar o lápis de cor ou giz de cera e começar a esboçar seus desenhos sobre a Copa do Mundo Fifa e Mato Grosso para concorrer ao concurso “Pintando a Copa”.

Na última quarta-feira (12), o prefeito Mauro Mendes e o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, se reuniram com representantes da Secopa para conhecer e aderir ao projeto. Na edição de 2012, seis escolas da rede municipal tiveram alunos premiados.

“Além de estimular a criatividade dos estudantes, esse concurso ainda incentiva a pesquisa sobre a cultura cuiabana e a flora e fauna do nosso Estado. Espero a maior adesão possível dos alunos e professores e com mais alunos premiados”, destacou Mauro Mendes.

O concurso é dividido em duas categorias, Estudante e Professor, e o tema é a Copa do Mundo integrada à sustentabilidade ou cultura de Cuiabá ou Mato Grosso. Além de futebol, os trabalhos ainda podem caracterizar o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e o Araguaia.

Na categoria Estudante, o aluno deve desenvolver um desenho feito na folha padronizada e entregue pela Secopa em lápis grafite, lápis de cor, giz de cera e/ou tinha guache.

A categoria é dividida em seis modalidades: Educação Infantil (04 e 05 anos); 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos.

Já a categoria Professor, o docente deverá elaborar um documentário em vídeo, junto com a comunidade escolar, que mostre as atividades realizadas na escola ou na comunidade que estimulem a participação de todos para o sucesso da realização da Copa do Mundo, por meio de atividades sustentáveis. O vídeo deverá ter entre 2 e 5 minutos.

Embora a produção de vídeos e desenhos seja ilimitada, cada unidade escolar poderá inscrever somente um vídeo e cinco desenhos de cada modalidade.

Os cinco primeiros classificados na categoria Estudante serão premiados, respectivamente, com um notebook; um videogame; um tablete de 32 gigas; um smartphone; e uma máquina fotográfica digital. Um aluno portador de necessidades especiais também será premiado em cada categoria.

Na categoria Professor, serão premiados os dez melhores vídeos. O primeiro colocado ganhará um notebook com Datashow; o segundo um Datashow; o terceiro um notebook; e os demais ganharão uma máquina fotográfica digital.

Durante a reunião com a Secopa, o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueireido, anunciou que a Prefeitura ainda premiará os professores cujos alunos se classificarem em primeiro lugar com uma televisão de LED de 42 polegadas.

“Este será um incentivo a mais para que os professores trabalhem o concurso com seus alunos. Queremos ver todo mundo animado com a Copa do Mundo, que logo acontecerá em Cuiabá”, afirmou Gilberto.

As escolas podem se inscrever e consultar o regulamento no site www.mtnacopa.com.br. Os trabalhos devem ser protocolados na Secopa até o dia 30 de setembro.