/

21 de Maio de 2013 17h30

Alunos da rede municipal de ensino participam de Encontro da Educação das Relações Étnico-raciais

21/05/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Mais de cinquenta alunos de cinco escolas municipais da Educação Básica de Cuiabá participaram nesta terça-feira (21) do “1º Encontro da Educação das Relações Étnico-raciais”, promovido pelo departamento de linguagens da Universidade de Cuiabá (Unic), em parceria com Prefeitura de Cuiabá.

O evento foi realizado em comemoração aos 10 anos de implantação da Lei 10.639/03, que instituiu o ensino obrigatório de história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Os alunos, que fazem parte do programa “Mais Educação” e trabalham com a temática étnico-racial, fizeram várias apresentações culturais, entre elas a dança afro-brasileira e indígena.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carmem Cinira, proferiu a palestra “A aplicabilidade da lei 10.639/03 na Educação Básica: desafios e possibilidades”.

Segundo a professora, o mês de maio é data de referência ao negro, pois no dia 13 é comemorado Abolição dos Escravos e dia 25 é o Dia Mundial de África.

“Esse foi um momento de avaliação e questionamentos da aplicação da Lei no ensino básico nas escolas de Cuiabá  e a Prefeitura de Cuiabá mostrou como está colocando em prática essa referida lei”, explicou Carmem Cinira.

As escolas municipais que participaram do encontro foram a Floriano Bocheneki; Marechal Cândido Rondon; Hélio de Souza; Raimundo Pombo; e Augustinho Simplício.