Educação /

13 de Novembro de 2012 14h11

Alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá recebem doação de óculos

13/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Uma parceria entre as Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) beneficia alunos da rede de ensino de Cuiabá que apresentam algum tipo de problema na visão, com a doação de óculos.

A iniciativa é do Programa Escola com Saúde, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá, por meio das duas secretarias envolvidas no projeto e o MEC, com a finalidade contribuir para formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município, em um trabalho realizado nas 144 creches e escolas da rede.

Nesta terça-feira (13-11) pela manhã, a entrega foi realizada na escola municipal Orzina de Amorim Soares, no bairro Jardim Vitória. À tarde serão beneficiados alunos das unidades de ensino Maria Tomich, no Ribeirão do Lipa, Oito de Abril, Bela Vista, e Irmã Maria Beth, no Novo Mato Grosso.

Amanhã recebem as lentes corretivas os estudantes das escolas Nossa Senhora Aparecida, no Novo Colorado, e Constança de Figueiredo, no Osmar Cabral.

Segundo a assessora pedagógica da SME, Hugolina Cezária de Souza, o exame de vista é uma das avaliações médicas realizadas pelo programa em parceria com o Instituto Lions da Visão. “Todas as crianças que foram diagnosticadas com a necessidade de usar óculos receberão o benefício. No total, serão cerca de mil alunos contemplados”, explica.

Para o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, crianças com problemas de visão têm dificuldade para aprender e, muitas vezes, ficam desestimuladas de frequentarem a escola. “Essa é uma ação de relevância social, tendo em vista que nem mesmo os pais, muitas vezes, não sabem que o filho tem algum tipo de limitação que dificulta a aprendizagem. Por isso, a necessidade de a escola ser comunicada sobre os problemas de saúde enfrentados pelos alunos”.

O projeto “Escola com Saúde” possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos escolares e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos.