/

06 de Agosto de 2012 10h05

Alunos da rede municipal de Cuiabá recebem premiação pelo II Concurso de Produção de Texto sobre a dengue

06/08/2012

Tharyana Durigon - SME (65) 3645-6578

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) sediou na última sexta-feira (03-08) II Concurso de Produção de Texto do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim, senhor!”. Com entusiasmo, os alunos encantaram o auditório Maestro China com seus gritos de guerra e paródias, que fazem referência à importância de se combater o mosquito.

A secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, deu as boas vindas e parabenizou alunos, professores e a equipe gestora das unidades presentes. “A equipe de Programas e Projetos da SME está de parabéns, por levarem a sério este trabalho que ajuda no combate à dengue em Cuiabá.”

O teatro foi especialmente preparado para o momento, que valoriza os alunos que trabalham para reduzir os focos do Aedes Aegypti. A decoração temática, músicas e vídeos sobre o assunto deixaram as crianças ainda mais agitadas e interessadas em conhecer os vencedores.

Para o diretor de Gestão Educacional, o evento serviu para ressaltar a grandeza da iniciativa. “Imaginem o que seria da nossa cidade se não fosse o trabalho de vocês. Cuiabá continua sofrendo com a dengue, e se vocês não fizessem este trabalho, a situação estaria muito pior. Este trabalho é para sempre, para termos a certeza de um futuro melhor”, disse aos alunos.

Na categoria dos alunos de 4 à 5 anos, a vencedora foi Júlia Fontana Fernandes, aluna da EMEB Adelina Pereira Ventura. O aluno Gabriel Fernandes de Souza, aluno da EMEB Nossa Senhora Aparecida, foi o primeiro colocado da categoria de 6 à 7 anos, e afirma cobrar da família os cuidados que devem ser tomados. “Eu tenho seis irmãos, e em casa eu também falo pra eles que é importante cuidar do lixo, da caixa d’água, pra não criar o mosquito”. A escola foi premiada também na categoria 8 a 11 anos, tendo o aluno Lucas Souza Santos no primeiro lugar.

A EMEB Senador Darcy Ribeiro teve a aluna Monique Evam Vieira do Nascimento como campeã da categoria que envolvia os alunos com mais de 12 anos. E na última categoria, voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o aluno Jocimar Duarte, da EMEB Jesus Criança, ficou com o primeiro lugar. “Eu fiz o meu trabalho com o coração, não fiz pensando em ganhar. Mas estou feliz por ter feito bem a minha parte e ter sido recompensado por isso”.

Cada categoria tinha primeiro, segundo e terceiro colocado. Todos receberam premiações, tais como kit de jogos educativos, aparelhos de celular e, todos os que ficaram em primeiro lugar, receberam uma bicicleta.

Para a professora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Silvana Cardoso dos Santos, que acompanhou as produções dos alunos, é muito gratificante acompanhar estes resultados. “Os alunos conseguiram produzir melhor os desenhos justamente por desenvolverem este trabalho de prevenção, visitando as casas, cobrando dos pais, dos vizinhos. Isso ajudou em sala de aula, e estes prêmios servem como incentivo para eles continuarem fazendo a parte deles.” Já o idealizador do projeto  e assessor pedagógico na SME, José Roberto Stopa, destacou que esta é a única forma de acabar com o foco da dengue. “Nós não vamos resolver este problema, indo para um laboratório para mudar o mosquito geneticamente. A melhor alternativa é eliminar os criadouros”.

O evento contou, ainda, com a presença da equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos da SME, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), João Custódio,  bem como diretores e professores das unidades premiadas.

Etapas do Concurso

O trabalho envolveu alunos de todas as idades, os quais foram divididos em cinco categorias. A primeira com os que têm entre quatro e cinco anos, e que para concorrer tiveram que produzir um desenho ilustrativo voltado ao tema. A segunda categoria é dos alunos que têm de seis a sete anos de idade, e que também desenvolveram desenhos ilustrativos e, junto deste, elaboraram uma frase sobre a dengue. Já os alunos de oito a 11 anos, da terceira categoria, tiveram como desafio a produção de um cartaz, apresentando uma espécie de propaganda. A quarta – dos alunos acima de 12 anos, e a última categoria- dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), consistia na criação de uma história em quadrinhos.

No processo seletivo, os professores escolheram, primeiramente, cinco produções de cada categoria e as enviaram à SME. Feito isso, a comissão de avaliação da Educação selecionou os três melhores de cada grupo.