Educação / SUSTENTABILIDADE

09 de Agosto de 2018 17h05

Alunos da rede municipal de Cuiabá participam de aulas de campo no premiado prédio do Sebrae

09/08/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Quarenta alunos da EMEB Profª Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória, visitaram na tarde desta quinta-feira (9) o Prédio Sustentável do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A aula de campo faz parte da premiação das quatro unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá vencedoras da 8ª Gincana Ecológica realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação (SME), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa Agro Amazônia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Desde segunda-feira, 40 alunos de cada unidade - totalizando 160 crianças - estão participando da aula de campo. Na segunda-feira foram os alunos da EMEB Pe. Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, no bairro Parque Cuiabá, na quarta-feira da EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves e nesta quinta-feira, pela manhã, os alunos da EMEB Senador Gastão de Matos Muller, do bairro Pedra 90, 3ª etapa.

O prédio do Sebrae é considerado modelo de sustentabilidade, acessibilidade e integração, a aula de campo visa consolidar as experiências e o aprendizado que os alunos adquiriram sobre a temática.

A gincana que este ano teve como tema ‘Cuiabá rumo aos 300 anos, cuidando das águas’ reuniu 17 escolas municipais de Educação Básica com um mesmo objetivo, envolver as escolas e toda a comunidade escolar para diminuir os impactos ambientais, eliminando o lixo e embalagens plásticas recicláveis nocivas ao meio ambiente, além de educar as crianças e jovens para uma cultura da reciclagem e da não degradação ambiental  mostrando a eles a importância de cuidar do planeta mantendo rios, lagos e nascentes limpos.

O professor Bruno da Silva Pinto, da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP), da Diretoria de Ensino da SME lembrou que o projeto teve início em maio com a realização de palestras voltadas à temática ambiental. “Nesta 8ª edição da gincana tivemos a adesão voluntária de 17 unidades escolares. Essas unidades mobilizaram os alunos e a comunidade escolar para coletar as embalagens plásticas recicláveis. Todo o resíduo arrecadado foi doado para uma associação que ficou responsável em pesar o material e retirá-lo das unidades”.

Este ano a gincana dividiu as escolas participantes em duas categorias, escolas de grande porte, com mais de 500 alunos e escolas de pequeno porte, com até 500 alunos.

O resultado foi anunciado durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, no Parque das Águas com a presença de alunos das escolas participantes.

Ao todo foram arrecadadas mais de 8 toneladas de plásticos recicláveis. Só as quatro escolas vencedoras arrecadaram 5.474 kg de resíduos.

Além da aula de campo, as unidades vencedoras nas duas categorias ganharam troféus, uma televisão e kits esportivos para cada escola e ainda 40 mochilas escolares. As unidades que ficaram em segundo lugar nas duas categorias também foram premiadas com troféus e kits esportivos.

A Gincana Ecológica é realizada desde 2010 com a participação de 60 mil alunos. Em sete edições do evento foi acumulado um total de 22 mil toneladas de plásticos recicláveis.