Educação /

13 de Dezembro de 2010 13h33

Alunos da rede municipal começam a receber brinquedos do "Projeto Natal Criança Feliz"

13/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Papai Noel chegará mais cedo para as crianças da rede municipal de ensino de Cuiabá com a distribuição de brinquedos do “Projeto Natal Criança Feliz 2010”, que começou hoje (13-12) na Regional Leste.

A escola escolhida para a entrega simbólica para a região foi a Orlando Nigro, no bairro Pedregal, que possui 1.149 alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Amanhã a distribuição será na Regional Sul. Dia 15, na Regional Norte, e na próxima quinta-feira (16-12), na Regional Oeste. O “Natal Criança Feliz” é promovido pela prefeitura de Cuiabá desde 2005 com o objetivo de distribuir brinquedos aos alunos da rede de ensino do município, em comemoração ao Natal. Este ano foram investidos cerca de R$ 270 mil em kits de brinquedos, patrocinados por empresários da capital.

A ação é desenvolvida por uma comissão organizadora, composta por representantes das regionais, pela primeira dama do município, Drª. Norma Sueli Galindo, a Secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, o presidente IPDU, Silvio Fidélis, a sub prefeita regional sul, Tânia Matos, a Secretária de Assistência Social, Julieta Domingues, Profª. Suzi Monteiro do Cerimonial da prefeitura, e o capitão Klaus Raylen, do Exército Brasileiro.

“A idéia do prefeito e da primeira dama do município é retribuirmos o empenho dos nossos alunos durante todo o ano letivo. Embora tenha sido um período difícil, tivemos mais vitórias do que derrotas”, disse o secretário municipal de educação da capital, Permínio Pinto Filho.

Segundo o Permínio, o evento é uma maneira da prefeitura e da SME congratularem as crianças da rede. “Além de termos as referências simbólicas em relação ao Natal e ao que essa data representa para nós, os brinquedos têm um significado prático pois, para muitos de nossos alunos, esse será o único presente que eles terão nesta época do ano”.

De acordo com  a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, o primeiro critério para a escolha dos brinquedos que estão sendo distribuídos foi a adequação à faixa etária dos alunos. “Elegemos aqueles que não possuem peças pequenas ou pontiagudas para não causar nenhum dano à saúde das crianças”, explicou.

Esse trabalho foi realizado pela comissão organizadora do evento, que indicava aos colaboradores do projeto, os doadores, quais poderiam ser adquiridos.

Os rostos felizes das crianças ao receberem os brinquedos é a motivação para a sexta edição “Projeto Natal Criança Feliz”, na avaliação do presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Sílvio Fidélis. “Depois de todo um ano de trabalho, é uma recompensa para o empenho dos nossos alunos. Muito além disso, é importante mantermos o espírito natalino, quando agradecemos pela vida e comemoramos o nascimento de Jesus Cristo”.

A presidente da comissão organizadora do projeto, a sub prefeita regional sul, Tânia Matos, afirmou que, a cada ano, o evento tem recebido novos doadores e, dessa forma, se consegue manter o projeto. “Às vezes ficamos apreensivos com a possibilidade de não conseguirmos os patrocinadores, pois temos mais de 50 mil alunos na rede, mas, no final, o brinquedo chega a cada criança. Assim, já estamos no sexto ano. Os alunos esperam ansiosos por essa data”.

Para a diretora da Orlando Nigro, Helenice Oliveira dos Santos, a expectativa dos alunos em relação aos presentes já se tornou cultural. “Essa ação traz um clima de ansiedade e alegria para a escola, pois eles já sabem que os brinquedos virão”.

 

Mais infromações:
(65) 3645-6578