/

26 de Junho de 2013 13h41

Alunos conhecem de perto realidade de uma propriedade rural

26/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Comer um legume ou uma fruta fresquinha, colhida direto no pé, e até mesmo tirar o leite da vaca. Estas são algumas regalias que nem todo mundo tem a oportunidade de desfrutar, a não ser para quem vive no campo. Mas esta oportunidade está sendo oferecida aos alunos da rede municipal de Cuiabá, por meio do programa Filhos no Campo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá.

Pelo menos 400 alunos de 7 a 12 anos de idade estão tendo a oportunidade de conhecer de perto como funciona o dia a dia de uma propriedade rural, bem como de onde vêm os alimentos que consomem.

Nesta terça-feira (25), foi a vez de 40 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Ministro Marcos Freire visitarem a fazenda Olho d’Água, localizada na BR-364, a 40 quilômetros de Cuiabá.

No local, eles visitaram o pomar, almoçaram e tomaram um café da manhã especial, tudo feito na hora e produzido na própria fazenda, como queijo, bolo, leite e frutas fresquinhas. Além disso, as crianças conheceram os maquinários e equipamentos agrícolas e aprenderam como é feita a criação do gado leiteiro, especialidade da propriedade.

Para quem nunca pisou em uma propriedade rural, tudo parecia novidade. É o que aconteceu com o aluno Enzo Brito, de nove anos, que ficou encantado com os animais.  “É a primeira vez que eu vejo de perto uma vaca e um boi. Gostei muito”.

Para a pequena Agatha de Souza Oliveira, nove anos, não foi diferente. Ela diz que não imaginava que uma vaca fosse tão grande e que era capaz de produzir tanto leite. “Não sabia que ela dava o leite tão depressa”.

Para que as crianças possam ter a oportunidade de conhecer e saber da importância do alimento que vem do campo é preciso que o produtor agrícola abra as portas, ou melhor, a porteira de sua propriedade para elas.

O pecuarista Getúlio Vilela, proprietário da Fazenda Olho d’Água, disse aceitou participar do programa porque acredita que essa é uma oportunidade de mostrar para as crianças o valor e a realidade do homem do campo.

“Mato Grosso se destaca no agronegócio e as crianças têm que saber disso e conhecer o valor do seu estado e do seu país”, destacou.

Na terça-feira também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros no programa. Na primeira etapa do Filhos no Campo, que acontece antes do recesso escolar, serão beneficiadas 10 escolas municipais. No entanto, o programa vai atingir pelo menos 80 escolas da rede, que serão beneficiadas com as visitas no segundo semestre deste ano.

Segundo a diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Marioneide Angélica Klimaschesk, a visita é uma continuidade do trabalho realizado em sala de aula, com foco no meio ambiente. “Estamos unindo a teoria com a prática e enquanto educadores precisamos incentivar a valorização da vida, e é aqui no campo que a vida nasce”.

Conforme o supervisor regional do Senar, Natalino Marcio, pelo menos 10 fazendas foram cadastradas no programa para receber a visita dos alunos. “Cada propriedade tem uma realidade, cada uma delas produz algo diferente, como o algodão, o milho ou a criação de gado”, afirmou.