Educação /

28 de Setembro de 2011 17h24

Aluno do Educa Mais representará Cuiabá no campeonato brasileiro de karatê

28/09/2011

Waldemir Félix - SME: 3645-6578

O corpo é franzino e o comportamento como da grande maioria das crianças de 10 anos. Ainda um pouco tímido, ele se descontrai quando está na companhia nos colegas da Escola Municipal Coronel Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves onde freqüenta o 3º ano e faz parte do programa Educa Mais, desenvolvido em Cuiabá pela Secretaria Municipal de Educação. Eduardo Gabriel Santos estuda, brinca, pratica as atividades curriculares no cotidiano como os demais alunos. O diferencial é sentido quando ele veste o kimono e mostra seu talento precoce para o karatê.

O talento de Eduardo já ganhou reconhecimento nacional. Treinando apenas há seis meses, o aluno do Educa Mais é campeão mato-grossense de Karatê Shotokan na sua faixa etária e no dia 2 de outubro estará viajando para Natal, no Rio Grande do Norte, onde integrará a delegação da Federação Mato-grossense de Karatê, representando Cuiabá no campeonato brasileiro da modalidade.

Treinado pela sensei (mestre), Adenair, o menino Eduardo pode ser considerado um fenômeno, pois, em apenas seis meses de treinamento tem demonstrado uma evolução que surpreende os praticantes do karatê e a federação da modalidade. “Logo no início do trabalho senti que ele e outros alunos tinham talento para o karatê. Decidi então investir e o resultado começa a aparecer”, diz a sensei Adenair que não esconde seu entusiasmo com o programa Educa Mais.

Na tarde de terça-feira (27-9) o secretário Municipal de Educação, Perminio Pinto Filho foi recebido por alunos e equipe gestora para conhecer o trabalho desenvolvido com as 60 crianças do Educa Mais, que praticam karatê na Escola Coronel Octayde Jorge da Silva e ficou satisfeito com os resultados.

Os alunos, entre eles o campeão Eduardo Gabriel Santos fizeram uma apresentação e demonstraram todo o aprendizado. Além disso, ficou clara também a evolução desses pequenos alunos no fator pedagógico. Com a prática esportiva e o programa Educa Mais houve crescimento no aprendizado e até mesmo na questão comportamental dos estudantes. “Hoje eles são mais centrados no estudo e na disciplina”, assegura a sensei Adenair ressaltando que, ao contrário do que muitos podem pensar, o karatê é um excelente instrumento de concentração e disciplina para os praticantes.

A Secretaria Municipal de Educação garantiu total apoio para a viagem de Eduardo Gabriel Santos e de sua sensei Adenair a Natal para representar Cuiabá no campeonato brasileiro de karatê. Eduardo se diz confiante, mesmo sabendo que enfrentará os melhores lutadores do país em sua faixa etária. “Estou treinamento firme e vou fazer bonito”, diz categórico cercado pelos colegas da escola.

Segundo Permínio Pinto Filho, hoje, o Educa Mais é uma referência nacional e funciona em 62 unidades de ensino, sendo uma das prioridades do prefeito Chico Galindo. O programa de Educação Integral foi implantado na rede municipal de ensino com a finalidade de buscar a integração das ações da escola, através da ampliação de tempo e espaço, visando oferecer proteção e educação às crianças e adolescentes. Isso acontece por meio de atividades pedagógicas, esportivas, ambientais e recreativas.

Todos os resultados têm sido positivos, como comprova o menino Eduardo Gabriel Santos, campeão mato-grossense de karatê e que em outubro estará levando para Natal, capital do Rio Grande do Norte, o nome de Cuiabá e do programa Educa Mais da Secretaria Municipal de Educação.