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05 de Agosto de 2013 10h58

Alunas de rede de ensino da Capital são selecionadas no projeto Parlamento Mirim

05/08/2013

Giovania Teixeira Duarte

As duas alunas da rede municipal de ensino de Cuiabá selecionadas para 5ª Legislatura do projeto Parlamento Mirim, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, aguardam ansiosas a posse, que será realizada no dia 21 de agosto.

Criado em 2004, o programa tem como objetivo possibilitar aos alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecerem as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual.

Para participar do projeto, os estudantes devem desenvolver um trabalho em forma de projeto de lei. Um deles é escolhido pela comunidade escolar e enviado à Assembleia Legislativa que, por meio de uma Comissão Especial, examina as propostas apresentadas e seleciona os 24 melhores projetos.

Com um projeto voltado para a Cultura, a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, da escola municipal Ulisses Guimarães, no bairro Ouro Fino, Vitória Beatriz Ribeiro, foi uma das selecionadas para esta legislatura. “Minha ideia é criar um espaço cultural aqui na escola para incentivar produções artísticas e culturais por todos que fazem parte da escola”, explicou.

Segundo Vitória, existem poucos ambientes onde adolescentes e jovens podem expressar a opinião e elas serem atendidas e o Parlamento Mirim é uma oportunidade. “Estou confiante na minha proposta e preparada para defendê-la. Acho que esse projeto é uma chance de a gente conhecer de perto a política, pois as pessoas têm uma visão muito negativa dela”.

Na avaliação da professora Alci Maria Oliveira, que orientou o trabalho da aluna, a iniciativa promove a compreensão de que a política permeia toda a prática cidadã. “Isso colabora para que a população conheça seus deveres e reivindique seus direitos”.

O analfabetismo da mãe levou a estudante Maria Beatriz Macedo de Barros, 13 anos, da escola municipal Lenine Campos Póvoas, no bairro Jardim União, a desenvolver um projeto voltado para a qualidade do ensino e a formação integral de crianças e adolescentes. “Essa é uma experiência que me despertou o interesse pela política. Quero ser deputada e lutar pela qualidade de ensino e oportunidade no mercado de trabalho”.

Segundo o professor Márcio Alexandre Nunes da Silva, a iniciativa partiu da própria estudante, pautada na realidade em que vive. “Este é um bairro carente onde as possibilidades de formação são limitadas. O projeto da Maria Beatriz é mais profundo, e prevê o desenvolvimento intelectual e social do aluno, além da preparação para a vida profissional”, analisa.