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05 de Agosto de 2013 10h58
Alunas de rede de ensino da Capital são selecionadas no projeto Parlamento Mirim
05/08/2013As duas alunas da rede municipal de ensino de Cuiabá selecionadas para 5ª Legislatura do projeto Parlamento Mirim, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, aguardam ansiosas a posse, que será realizada no dia 21 de agosto.
Criado em 2004, o programa tem como objetivo possibilitar aos alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecerem as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual.
Para participar do projeto, os estudantes devem desenvolver um trabalho em forma de projeto de lei. Um deles é escolhido pela comunidade escolar e enviado à Assembleia Legislativa que, por meio de uma Comissão Especial, examina as propostas apresentadas e seleciona os 24 melhores projetos.
Com um projeto voltado para a Cultura, a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, da escola municipal Ulisses Guimarães, no bairro Ouro Fino, Vitória Beatriz Ribeiro, foi uma das selecionadas para esta legislatura. “Minha ideia é criar um espaço cultural aqui na escola para incentivar produções artísticas e culturais por todos que fazem parte da escola”, explicou.
Segundo Vitória, existem poucos ambientes onde adolescentes e jovens podem expressar a opinião e elas serem atendidas e o Parlamento Mirim é uma oportunidade. “Estou confiante na minha proposta e preparada para defendê-la. Acho que esse projeto é uma chance de a gente conhecer de perto a política, pois as pessoas têm uma visão muito negativa dela”.
Na avaliação da professora Alci Maria Oliveira, que orientou o trabalho da aluna, a iniciativa promove a compreensão de que a política permeia toda a prática cidadã. “Isso colabora para que a população conheça seus deveres e reivindique seus direitos”.
O analfabetismo da mãe levou a estudante Maria Beatriz Macedo de Barros, 13 anos, da escola municipal Lenine Campos Póvoas, no bairro Jardim União, a desenvolver um projeto voltado para a qualidade do ensino e a formação integral de crianças e adolescentes. “Essa é uma experiência que me despertou o interesse pela política. Quero ser deputada e lutar pela qualidade de ensino e oportunidade no mercado de trabalho”.
Segundo o professor Márcio Alexandre Nunes da Silva, a iniciativa partiu da própria estudante, pautada na realidade em que vive. “Este é um bairro carente onde as possibilidades de formação são limitadas. O projeto da Maria Beatriz é mais profundo, e prevê o desenvolvimento intelectual e social do aluno, além da preparação para a vida profissional”, analisa.