/

10 de Outubro de 2013 16h03

Aluna de Cuiabá tem projeto selecionado para representar MT em Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/10/2013

Rosane Brandão

O projeto da aluna Vitória Lissa de Oliveira, 13 anos, da escola municipal de educação básica José Luiz de Borges Garcia, foi um dos quatro selecionados na Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente para representar Mato Grosso na etapa nacional. Com o tema Biosabão, o projeto representa o elemento Água e defende o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão. 

A todo, 86 projetos foram apresentados na conferência estadual, representando os elementos Água, Terra, Fogo e Ar. Apenas quatro deles foram selecionados para representar Mato Grosso na etapa nacional, um de cada elemento.

A conferência estadual ocorreu na segunda e terça-feira (8 e 9) em Cuiabá e contou com a participação de 150 estudantes de escolas públicas e privadas de Mato Grosso. O Estado terá uma equipe composta por 25 delegados, eleitos durante o encontro estadual.

A aluna Kenny Ohana Tamarossi, 13 anos, da escola de educação básica Liberdade, também vai representar o estado como delegada. A Conferência Nacional de Meio Ambiente ocorrerá entre os dias 23 a 28 de novembro, em Luziânia (GO).

Segundo a professora Silvia Regina Firmino, diretora da escola José Luiz de Borges Garcia, o projeto Biosabão foi desenvolvido em parceria entre a escola e a própria comunidade. A diretora explica que a produção do sabão com o óleo de cozinha é uma prática da comunidade, cujas mães e avós dos alunos têm o hábito de fazer, mas elas não tinham o conhecimento científico desse produto e nem consciência do benefício que pode resultar para o meio ambiente.

“Começamos a trabalhar essa prática com a comunidade escolar relacionando a reação química com o meio ambiente. A partir disso o tema passou a ser trabalhado de forma interdisciplinar, com ênfase maior na química e física”, explicou a diretora.

A aluna Vitória Lissa defendeu o projeto Biosabão na conferência com sabedoria de causa, já que a experiência é vivida dentro de sua própria casa, com a avó que produz o sabão ecológico. “As pessoas precisam ter a consciência de que esse assunto é muito sério, pois se o óleo não for descartado corretamente pode causar problemas sérios para o meio ambiente. E aqui na nossa comunidade a reutilização do óleo para fazer sabão já se tornou uma cultura e queremos levar essa ideia para outras comunidades”.

“Eu já esperava esse resultado, pois acredito que juntos somos mais fortes e quando se faz um trabalho sério, envolvendo a comunidade, sempre dá certo”, observou a diretora.

A coordenadora Josenildes do Rosário foi a orientadora do projeto apresentado pela aluna Vitória e vai acompanhá-la na Conferência Nacional.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, as escolas municipais de Cuiabá possuem bons projetos, não só em relação a questões ambientais, mas direcionados para todas as áreas. A escolha deste em específico demonstra o bom trabalho que estão realizando. “A escolha do projeto dessa aluna para representar o estado nacionalmente é a comprovação de que nossas escolas têm potenciais e estão no caminho certo”.

Para a secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a escola precisa ser um espaço para a sustentabilidade. “O ser humano enfrenta diferentes desafios na sociedade em que vive, um deles é se tornar um ser sustentável, visto que é imprescindível mantermos relações de qualidade no meio em que vivemos, relações com os outros seres humanos, com o espaço em que vivemos e com os recursos naturais do meio em que vivemos”.

Apesar de não ter seu trabalho selecionado, a aluna Kenny Ohana também vai representar Mato Grosso como delegada. O projeto dela, “Arborização do bairro Liberdade”, representou o elemento Terra. Segundo a aluna, seu projeto defende reflorestar o bairro, devolvendo a qualidade de vida aos moradores e trazer os pássaros de volta para as ruas. “As árvores de nosso bairro foram desmatadas para a construção de moradias e agora sofremos com a falta de sombras”.

Conforme a professora Marilei Luiza de Magalhães, o projeto será implantado no bairro ainda este ano, mas antes será feito uma pesquisa pelos alunos para saber que tipo de árvore os moradores preferem. “A nossa intenção é encher o bairro de árvores frutíferas. Vamos começar com 10 ruas, mas posteriormente ampliar para o restante do bairro”, disse a professora, lembrando que as mudas serão doadas pelo Horto Florestal de Cuiabá.

Também participaram da Conferência Estadual os alunos Allan Gabriel, da escola Elza Luiza Esteves; Carlos Henrique, da escola Orlando Nigro; Cleiton de Jesus, da escola Marechal Rondon; Dener, da escola Gracildes Dantas Melo; a aluna Kimberly Cerila da Silva, da escola Senhorinha de Oliveira; e Millena Monique do Carmo, da escola Agostinho Figueiredo.

A delegação de Cuiabá foi coordenada pelos professores José Ferraz, Leodenil Duarte e Romilde Maria Quintino.

Conferência Nacional - A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

A Conferência Nacional reunirá aproximadamente 700 delegados e delegadas, com idade entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais, Regionais e Estaduais.