Educação /

01 de Novembro de 2013 14h15

Agentes mirins são premiados por atuação contra dengue

01/11/2013

Rosane Brandão

“Dengue vai embora desse mundo!”. Foi com essa frase e ilustrando um mosquito da dengue sendo jogado para fora do planeta que a aluna Maria Antônia de Araújo, 9 anos, da escola municipal Padre Raimundo Pombo, venceu o concurso de redação e produção de desenhos, na categoria 9 e 10 anos, do Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue.

Maria Antônia está entre os 15 alunos que foram premiados no concurso, cujo tema foi “Combate à Dengue é Coisa Séria”. O concurso foi dividido em cinco categorias com premiação do primeiro ao terceiro lugar.

Na categoria de 6 a 8 anos os alunos fizeram a produção de desenhos ilustrativos; na categoria de 9 a 10 anos o trabalho ficou por conta de produção de desenhos ilustrativos e uma frase; os alunos de 11 a 12 anos produziram uma propaganda (cartaz); já os alunos de 13 a 14 anos e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ficaram com a produção de história em quadrinhos ou paródia.

Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com uma bicicleta. O segundo lugar recebeu um patinete com kit de segurança (joelheira e cotoveleira) e o terceiro lugar um aparelho de DVD.

“O envolvimento desses alunos nessa ação conjunta para combater essa grande epidemia é um exemplo de cidadania”, enfatizou o secretário de Educação, Gilberto Figueiredo.

O secretário lembrou que Cuiabá registrou este ano dois casos de morte por dengue e mais de três mil notificações da doença. “São casos que podemos evitar quando se realiza um trabalho sério como esse. Quando trabalhamos com a prevenção estamos ajudando a evitar gastos com a saúde, revertendo esses gastos em investimentos para outros setores, como para a educação”.

Também foram premiados com o primeiro lugar os alunos Daniel Campos da Silva, da escola Pedrosa de Moraes, que venceu na categoria 6 a 8 anos; Cleyton de Jesus da Silva, da escola Marechal Cândido Rondon, na categoria 11 a 12 anos; Camila Souza Sene, da escola Ranulpho Paes de Barros, na categoria 13 a 14 anos; e a categoria acima de 14 anos e EJA premiou o aluno Luiz Paulino dos Santos, da escola Nossa Senhora Aparecida.

Em seu desenho, a aluna Camila Souza, 13 anos, projetou muito bem o que a dengue pode causar para a saúde da população. “Eu quis mostrar a realidade e as consequências da dengue para a população”.

O aluno Cleiton de Jesus da Silva, 11 anos, também soube transmitir em seu desenho o que aprendeu em relação ao combate à dengue. “O mosquito se prolifera muito rápido e não podemos dar espaço para ele”.

Durante a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso também teve o sorteio de 20 bicicletas para os alunos que participaram de ações de combate à dengue nas residências cadastradas no projeto. O sorteio contemplou escolas da regional norte, leste, sul, oeste e escolas do campo. 

Conforme a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Lucilene Lescano, as 20 bicicletas sorteadas serão entregues aos alunos após a vistoria da Secretaria de Saúde nas casas cadastradas. “Após a constatação da ausência de foco do mosquito e larvas de Aedes Aegypti nessas casas, a Secretaria de Saúde emite um parecer para a SME sobre a situação encontrada e o agente mirim recebe a sua bicicleta”.

Quando o assunto é combate à dengue, a aluna Mirela Ferreira, 9 anos, mostra que aprendeu direitinho. “Não podemos deixar lixo amontoado no quintal, devemos fechar a caixa d’água, colocar as garrafas com a boca para baixo e manter tudo muito limpo, pois dessa forma o mosquito da dengue não vai ter lugar para colocar seus ovos”.