/

29 de Outubro de 2013 16h51

Agentes Mirins de Combate à dengue serão premiados nesta quarta-feira

29/10/2013

Rosane Brandão

A Secretaria de Educação de Cuiabá realiza nesta quarta-feira (30), às 14h, a última etapa de premiação do Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue 2013. O evento ocorrerá no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

A premiação será para os alunos que participaram do concurso de redação e produção de desenhos, que teve como tema “Combate à Dengue é Coisa Séria”, e para os agentes mirins que participaram de ações de combate à dengue nas comunidades.

A premiação do concurso foi dividida em cinco categorias: de 6 a 8 anos, com produção de desenhos ilustrativos; de 9 a 10 anos, produção de desenhos ilustrativos e uma frase; 11 a 12 anos, produção de propaganda (cartaz); 13 a 14 anos e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), ambos com produção de história em quadrinhos ou paródia.

Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com uma bicicleta. O segundo lugar de cada categoria ganhará um patinete com kit de segurança (joelheira e cotoveleira) e o terceiro lugar com um DVD de jogos.

Para os agentes mirins serão sorteadas 10 bicicletas, sendo duas por regional (Leste, Oeste, Norte, Sul e escolas do campo).

Pelo menos 82 escolas da rede municipal de Cuiabá participam do projeto, envolvendo aproximadamente 25 mil alunos. O projeto atingiu cerca de 50 mil residências.

O agente mirim de combate à dengue tem o papel de fiscalizar a sua própria casa e a de um vizinho, além de sensibilizar os moradores para evitar criadouros do mosquito em suas residências. O imóvel cadastrado recebe um adesivo com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”.

O Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue foi idealizado pelos Conselhos da Governança Integrada de Base (GIB) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá.

A Secretaria Municipal de Saúde fornece às escolas e aos Agentes Mirins todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle do mosquito para que os estudantes realizem o trabalho de conscientização.