/

12 de Junho de 2012 14h59

Ações da Rio +20 servem como fonte de desenvolvimento de atividades em sala de aula

12/06/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578

A preservação do meio ambiente e projetos sustentáveis são temas relevantes e que ganham cada vez mais espaço no meio educacional, através de ensinamentos e atividades que pretendem conscientizar os alunos sobre a importância de tratar a natureza de forma respeitosa.

Pensando nisso e seguindo a Conferência Rio +20, das Nações Unidas, a equipe de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME) está desenvolvendo o projeto “Cuiabá +20”. Esta iniciativa pretende, não apenas conscientizar os servidores, mas envolvê-los no desenvolvimento das 20 ideias que visam melhorar os hábitos e práticas dos mesmos no ambiente de trabalho.

O projeto ainda está em andamento, pois a equipe está analisando os questionários que os funcionários de todos os setores da SME responderam, expondo sugestões e críticas sobre o que pode ser feito. Depois que for implantado na Secretaria, o “Cuiabá +20” também estará presente nas escolas, incentivando ainda mais a educação ambiental.

Entre os dias 13 e 22 de junho, a cidade do Rio de Janeiro sedia a Rio +20, que aborda o desenvolvimento sustentável. Representantes de governos e da sociedade civil de mais de 190 países estarão reunidos com o propósito de analisar os principais protocolos e recomendações anteriores e, dessa forma, traçar novas metas para garantir o futuro do planeta.

Diante de um acontecimento de notoriedade como esse, é válido que as escolas em geral ressaltem a relevância do assunto dentro da sala de aula, explicando a iniciativa e os objetivos a serem atingidos. As discussões na Rio + 20 devem abordar uma variedade de temas, elencando energia e emprego, cidades e oceanos, desastres naturais e alimento, o que gera um leque de opções para os professores desenvolverem trabalhos pedagógicos, acerca desses diversos segmentos em sala de aula. Ou, ainda, focarem em apenas um assunto e desmembrá-lo com os alunos.