/

22 de Junho de 2011 18h00

Silvio Fidelis e governador Silval Barbosa conhecem sistema de tratamento de resíduos considerados modelos

22/06/2011

Ângela Jordão/PMC

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Silvio Fidelis, o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia,  Pedro Nadaf, e o promotor do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, estiveram no Rio de Janeiro, especificamente nas cidades de Nova Iguaçu e Seropédica,  na última terça-feira (21/06), com o objetivo de conhecer o sistema de tratamento de resíduos sólidos (lixo) dos dois municípios, e buscar experiências que possam ser implantadas em Cuiabá e nos municípios que compõem a região metropolitana da capital.  

Os sistemas de Nova Iguaçu e Seropédica são considerados modelos devido a destinação dada aos resíduos sólidos, inclusive com a produção de energia a partir do lixo. Os sistemas usam tecnologia integrada a diferentes unidades de tratamento, capazes de promover o gerenciamento completo dos diversos tipos de resíduos, evitando a poluição e minimizando os impactos ambientais e sociais, além de gerar energia limpa e renovável.  

A destinação correta do lixo é um dos principais problemas ambientais enfrentados pelos municípios. Em Cuiabá, a Prefeitura tem buscado meios de dar a correta destinação dos resíduos sólidos, através do aterro sanitário, onde já é realizada a coletiva seletiva do lixo.  

Cuiabá já  realiza um estudo para encontrar a melhor solução sobre o tratamento dos resíduos sólidos. Agora, o Governo do Estado também se envolveu na busca das melhores soluções para a área.  

“Estamos conhecendo experiências técnicas de outros municípios. Agora, o prefeito Francisco Galindo e o governador Sival Barbosa vão juntos buscar ampliar esta discussão para toda a região metropolitana de Cuiabá. Não adianta resolver só a questão da capital, todas as cidades do entorno precisam resolver o problema e serem beneficiadas”, explica Silvio Fidelis.  

Silvio explica que Galindo e Silval Barbosa irão procurar reunir todos os prefeitos das cidades que formam a região metropolitana da capital para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto.  

O promotor do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, que também visitou os dois municípios cariocas, disse integrar todo o entorno de Cuiabá é uma das melhores formas de buscar solução para o problema e que espera a participação e vontade política de todos os demais gestores municipais. “O Ministério Público não pode interferir nas decisões dos gestores, mas está fomentando a discussão sobre o assunto”, declarou o promotor.