/

02 de Setembro de 2011 14h57

SENAI apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança da ampliação da unidade de Cuiabá

02/09/2011

Ângela Jordão/PMC

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMDU) promoveu, nesta sexta-feira (02/09), audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) da ampliação da sede do SENAI/FIEMTEC, localizado na Avenida XV de Novembro, região do Porto.

A apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) é necessária para a regularização do empreendimento, que sofreu adequações no projeto original.

A unidade do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial será ampliada, dobrando sua área edificada. No local serão construídos mais um prédio para abrigar salas de aula, um amplo estacionamento edificado com 677 vagas, e um centro de eventos, contendo um auditório com capacidade total para 1.472 lugares – este espaço pode ser dividido em até sete pequenos auditórios, dependendo da necessidade.

O EIV/RIV mostrou que os impactos gerados pela obra atingem um raio de dois quilômetros. O Estudo prevê, ainda, que o SENAI terá que fazer a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) local, pois haverá considerável aumento no fluxo de pessoas no local. O cálculo é que, com a ampliação, aproximadamente 2.500 pessoas a mais passem a freqüentar o espaço, entre servidores, alunos e participantes de cursos.

Como medida mitigadora, isto é, compensação pelos impactos causados, o SENAI irá custear e fazer a reforma de uma grande praça localizada na Avenida São Sebastião, no bairro Quilombo. Outra medida será o recuo de parte da frente da unidade do SENAI para adequação do futuro de modal de transporte (BRT ou VLT) a ser implantado em Cuiabá em função da Copa de 2014.

Também foi sugerido que o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial destina algumas vagas dos cursos profissionalizantes para a população de baixa renda que vive na vizinhança da escola. O SENAI irá analisar a sugestão. O EIV/RIV segue agora para apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico.