/

10 de Novembro de 2010 10h25

Segunda oficina do "PAC Cidades Históricas" será nesta quarta

10/11/2010

Alecy Alves-Assessoria-IPDU

Nesta quarta-feira (10-11) a partir das 14 horas, será realizada a 2ª Oficina Participativa para o “PAC – Cidades Históricas”. A exemplo da primeira, acontecerá no auditório do Memorial da Água, sob a coordenação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), com a participação de órgãos como Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), secretarias municipais, empresas concessionárias de serviços públicos, entidades de classe e organizações empresariais e comunitárias.

Nessa segunda oficina, os grupos de trabalhos criados no evento anterior vão apresentar relatórios sobre objetivos gerais e planejamentos específicos para o Centro Histórico de Cuiabá. O Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) para as cidades históricas foi criado ano passado pelo Governo Federal visando a elaboração e financiamento de projetos para áreas tombadas em dezenas de cidades brasileiras.

As oficinas, explica a assessora jurídica do IPDU, Catarina Gonçalves Almeida, fazem parte das exigências à participação do município do Programa. A adesão de Cuiabá aconteceu ano passado, com o cadastramento junto ao Ministério da Cultura. Depois, a Prefeitura fez o diagnóstico preliminar da cidade, apresentando prioritariamente informações sobre a área central tombada. A etapa em curso inclui as oficinas, definição de objetivos e, posteriormente, do projeto ou projetos que o município deverá apresentar junto com o Iphan como prioritários.