/

20 de Junho de 2011 16h00

Rebaixamento da rede elétrica do Centro Histórico está previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento de Cuiabá

20/06/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá confirma a parceria com a Rede Cemat no projeto de rebaixamento da rede elétrica na área central da cidade, isto é, do centro histórico da capital. O rebaixamento é um projeto antigo, debatido na Prefeitura desde a década de 1990, e regulamentado desde dezembro de 2003, na Lei Complementar 044/97.

Também previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá de 2007, o projeto ganhou fôlego com o lançamento do PAC Cidades Históricas, que prevê o financiamento de projetos em cidades com tombamento federal do patrimônio histórico, como é o caso de Cuiabá.

“O projeto de rebaixamento da rede elétrica começou a sair do papel quando a Prefeitura de Cuiabá, por meio do IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) (atual SMDU - Secretaria Municipal de Desenvolvimento URBANO), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passou a promover, em outubro de 2010, uma série de reuniões para discutir a revitalização do centro histórico”, explica o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sílvio Fidelis.

As reuniões foram promovidas entre os meses de outubro de 2010 e março deste ano, sendo que em outubro e novembro foram realizadas três oficinas com a participação de inúmeros segmentos da sociedade. Destes encontros saiu o Plano de Ação PAC Cidades Históricas - Cuiabá. O Plano contém 18 ações primordiais para revitalização do centro da capital, sendo que a primeira ação prevista é o rebaixamento da rede elétrica e de telefonia.

Também em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), a Prefeitura de Cuiabá e o Iphan buscaram um patrocinador para o projeto básico a ser apresentado ao Ministério da Cultura. A Rede Cemat aceitou patrocinar o projeto, ao custo aproximado de R$ 100 mil. O projeto básico é necessário para que o financiamento seja aprovado e se realize a licitação para a obra.

A previsão é que as obras necessárias para que toda a parte elétrica seja transferida para o subterrâneo fiquem em R$ 25 milhões. Com o financiamento do Ministério da Cultura, por meio do PAC Cidades Históricas, os custos da obra não terão que ser repassados ao consumidor, isto é, a população de Cuiabá irá ganhar um centro histórico limpo visualmente, valorizando o patrimônio arquitetônico da capital, sem que isto acarrete custos ao munícipe.

O Plano de Ação PAC Cidades Históricas – Cuiabá também prevê uma série de outras ações, como saneamento da área central da capital, com o tratamento total da água e do esgoto da região. Este projeto já está previsto no PAC 2 – Saneamento, pois integra o Lote da Sub Bacia 17, que será contemplada no PAC 2.