/

02 de Junho de 2011 17h18

Prefeitura discute propostas do conselho e sindicato dos contabilistas

02/06/2011

Rosane Brandão/Secom

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Silvio Fidelis, reuniu-se nesta quarta-feira (01-06), em seu gabinete, com representantes do Conselho Regional de Contabilidade e do sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Mato Grosso. O objetivo da reunião foi ouvir algumas reivindicações dos contabilistas sobre a liberação de alguns documentos para funcionamento das empresas de Cuiabá. A reunião foi intermediada pelo vereador por Cuiabá, Chico 2000.  

Entre as propostas de mudanças apresentadas pela categoria está a da emissão da Certidão Negativa de Débitos Gerais, que deveria ser disponibilizada pela internet; garantindo mais agilidade na liberação do alvará de funcionamento da empresa; além de mudanças na liberação do Habite-se e de notas fiscais.

Os representantes do conselho e do sindicato entregaram ao secretário um documento com reivindicações da categoria e explanaram cada proposta.

Conforme o secretário Silvio Fidelis, as dificuldades no serviço público existem e sempre existiram, “mas nos últimos anos a Prefeitura tem avançado e está trabalhando e se esforçando ao máximo para agilizar e melhorar ainda mais os serviços prestados”.

Silvio Fidelis recebeu o documento dos contabilistas e adiantou que discutirá com o prefeito. No entanto, segundo ele, a Prefeitura busca melhorar os serviços cada vez mais. “Vamos entregar o documento ao prefeito que vai estudar as propostas e posteriormente faremos nova rodada com a categoria para tentar atender da melhor forma as reivindicações apresentadas”.

Além da SMDU, também participaram da reunião representantes das Secretarias de Fazenda, Meio Ambiente, Procuradoria Fiscal, Ouvidoria e Saúde. “Acredito que a conversa foi muito mais produtiva com a participação dos técnicos e profissionais de cada área dos serviços prestados, pois as dúvidas foram esclarecidas e expostas na hora”, observou o secretário, acrescentando que aquilo que não foi explicado na hora deverá ser analisado depois em conjunto com as secretarias e as categorias envolvidas.

Fidelis ressaltou que alguns serviços serão mais demorados para serem alterados, pois dependem da legislação, ou seja, de mudanças na lei.

O vereador Chico 2000 afirmou que naquilo que depender da Câmara de Cuiabá para colaborar com os contabilistas e com a Prefeitura vai estar à disposição para ajudar. “A Câmara municipal estará de portas abertas para analisar e votar qualquer projeto que seja para facilitar e melhorar o trabalho dos contabilistas”.