/

19 de Janeiro de 2011 08h12

Novos residenciais vão gerar benefícios à população

19/01/2011

Alecy Alves - Assessoria IPDU

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE) aprovou na reunião de hoje (18-01), que aconteceu durante toda manhã, os estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e os Relatórios de Impacto de Vizinhança (RIV) de dois grandes empreendimentos urbanísticos projetados para Cuiabá.

O primeiro, o Village do Campo, um condomínio horizontal da Ginco Empreendimento, prevê a construção de 516 sobrados de 95 metros cada, em uma área à margem da rodovia Helder Cândia(estrada do distrito de Nossa Senhora da Guia). Nesse novo residencial serão investidos R$ 65 milhões, gerando centenas de empregos diretos e indiretos durante sua execução. 

O outro empreendimento, da Ideal Construtora, projetado para a Avenida Antártica, no bairro Santa Rosa, se constituirá no maior condomínio vertical residencial da cidade, com um total de 1,3 mil apartamentos, divididos em 13 prédios de 25 andares cada. Nesse, os investimentos serão da ordem de R$ 150 milhões. 

Além do atendimento da legislação que prevê, por exemplo, a elaboração e apresentação de RIV e EIV e de licença ambiental, para os dois empreendimentos a Prefeitura de Cuiabá exigiu uma série de medidas mitigadoras, especialmente para amenizar os impactos do trânsito, e obras que vão gerar benefícios diretos às populações dos bairros próximos.   

No caso do Village do Campo, ao invés de aproveitar via existente para criar acesso ao condomínio, a Ginco terá de construir um trecho de uma via estrutural com largura PGM (Padrão Geométrico Mínimo), de 50 metros. Essa avenida, denominada de Via Verde, está prevista na Lei de Hierarquização viária de Cuiabá saindo da Avenida Helder Cândia até cruzar com a Avenida Antártica. Também será responsabilidade do empreendedor a construção de uma unidade do PSF(Programa de Saúde da Família) entre os bairros Jardim Vitória e Jardim Florianópolis.

Já a Ideal Construtora, entre outras exigências, terá de abrir uma via estrutural de 30 metros de largura ligando as Avenidas Suíça e Portugal. Essa via, além de servir como acesso ao condomínio, oferecerá aos moradores da região uma nova opção de tráfego. Também será compromisso do empreendedor a construção de uma clínica odontológica em um bairro da Região Oeste. 

Essa reunião do CMDE teve a participação de 40 conselheiros. Entre os que assistiram as apresentações e participaram das discussões e votações estão os secretários municipais de Meio Ambiente, do IPDU e de Infra-Estrutura - Lécio Monteiro da Silva Costa, Silvio Fidelis e Paulo Borges, respectivamente. Também participaram os secretários adjuntos de Trânsito e de Cultura, Josemar Sobrinho e Moisés Martins.

Outros setores públicos foram representados por Rita de Cássia Chiletto (Secretaria Estadual de Planejamento – Aglomerado Urbano), economista Aurelino Levy Dias de Campos (IBGE), Cláudio Conte (Iphan) e Manoel Tereza dos Santos (Caixa Econômica Federal). A comunidade foi representada pelo presidente da Ucamb-Oeste Jeovaldo Rosa Magalhães e Maria do Socorro Silva, membro da União Cuiabana de Associação de Moradores(UCAM).

O presidente do IPDU e secretário-executivo do CMDE, Silvio Fidélis, destacou a importância da apresentação e discussão de projetos urbanísticos no Conselho. “É fundamental estarmos aqui, debatendo e aprimorando as propostas para que Cuiabá possa receber projetos bem sucedidos como esses”, completou.


Atualizada às 08h12