/

07 de Outubro de 2010 17h19

Morro da Luz é tema de reunião sobre projeto de revitalização

07/10/2010

Alecy Alves-Assessoria-IPDU

Em uma reunião que aconteceu ontem(06-10) à noite, no Palácio Alencastro, o prefeito Francisco Galindo, o presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), Silvio Fidelis, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira de Lima Neto, conheceram de maneira detalhada o projeto de recuperação e revitalização do Morro da Luz, uma das mais importantes reservas ambientas urbanas de Cuiabá.

 

Desenvolvido pelos arquitetos Jhony Rother e Raul Spinelli, a pedido do Instituto de Organização Nacional Sócio-ambiental (Onsa), sediado em Cuiabá, o projeto prevê a transformação da reserva em parque turístico fechado. Entre as obras sugeridas estão a construção de um mirante de 22 metros de altura voltado 20 metros à área central da cidade, numa posição capaz de proporcionar aos turistas visão privilegiada do Centro Histórico e grande parte da área central da cidade, recuperação da tradicional escada que liga a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) ao bairro Bandeirantes, abertura de trilhas de visitação, praça de lazer, lanchonete e outras.

      

Conforme explanação feita pelo arquiteto Jhony Rother, o mirante, principal atrativo da reserva, teria elevador e sistema especial de iluminação que o transformaria em um farol avistado de diversos pontos da cidade. O prefeito Francisco Galindo considerou a proposta excelente e parabenizou os arquitetos e dirigentes do Instituto Onsa, representado pelo presidente Maivandder Farias, pela diretora-executiva Nilmara de Paula e o diretor Elton Douglas do Carmo. Galindo disse que o município não dispõe de recursos para execução do projeto, mas assegurou apoio e contrapartida caso o instituto viabilize recursos necessários por meio de emendas públicas ou parceria público-privada.