/

14 de Abril de 2011 16h35

Júlio Pinheiro propõe Plano Diretor para o Centro Histórico de Cuiabá

14/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

No seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Júlio Pinheiro, propôs a criação de um Plano Diretor específico para o Centro Histórico de Cuiabá, que terá total apoio do Legislativo da Capital, garantiu. "Parabenizo o deputado Guilherme Maluf pela brilhante iniciativa de debater esse assunto, já colocado em pauta popular em outras oportunidades. O que é feito em Cuiabá, sabemos, torna-se espelho referencial para o restante do Estado. O momento é de nos unirmos e trabalhar o que fazer sobre o tema ora abordado".

Este Plano Diretor do Centro Histórico, detalhou o vereador e dirigente da Casa de Leis de Cuiabá, teria enfoque também na questão ambiental, "entre outros objetivos de interesse coletivo da sociedade". Pinheiro entende que a audiência pública tende a ser o caminho natural para que mais discussões proveitosas levem efetivamente à proposta apresentada no evento. "Dentro da nova visão da Câmara, voltada hoje para os interesses macros da sociedade cuiabana, podemos trabalhar firmes na construção de um projeto que preserve e amplie as riquezas culturais da Capital. Podem marcar uma nova audiência que o Legislativo endossará seu apoio".

Conforme Cláudio Conde, do IPHAN, OS 67 hectares que compõem o Centro Histórico de Cuiabá equivalem a um espaço menor do que o Parque Mãe Bonifácia. "Mas contêm a história local, e é preciso preservá-la. Os primeiros estudos sobre tombamento histórico datam de 85, e já houve quem atribuísse esforços relativos a este assunto como "criação de alguns intelectuais". Parece que conceitos do tipo vêm mudando, ainda bem. E embora tenhamos sérios problemas na área central de Cuiabá, com seus casarões antigos, temos conseguido avançar. Trata-se de um a área ocupada e com intensos problemas, mas que podem ser atacados de frente e com sucesso".