/

14 de Junho de 2011 17h55

Cuiabá sediará projeto pioneiro de condomínio chileno

14/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

Diretores da BCGenera, grupo chileno especializado na construção de condomínios avançados, estiveram hoje (14-06) à tarde na Prefeitura de Cuiabá, sendo recebidos pelo secretário Sílvio Fidelis, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SMDU e técnicos da área. Na oportunidade, apresentaram um estudo preliminar do projeto de construção de condomínio avançado, com tecnologia chilena, no km 02 da na Rodovia Hélder Cândia, que dá acesso ao Distrito da Guia.

O deputado federal Júlio Campos, um dos parceiros desse empreendimento, também prestigiou a reunião no Palácio Alencastro, juntamente com o arquiteto Raul Spinelli, que assina o projeto. Segundo Campos, o fato de Cuiabá ser pioneira na implantação de um empreendimento chileno de vulto tecnológico presente em vários lugares do mundo, projetará a Capital mato-grossense em nível nacional. O diretor Jaime Araya, por sua vez, detalhou as várias etapas que compõem o projeto, acrescido de lagoa acessível a todos os módulos residenciais.

"O grande diferencial deste empreendimento é a lagoa, desenvolvida por um químico chileno, e os seis condomínios que terão acesso direto a ela", disse Araya. Lagoas similares têm sido implantadas em outros projetos do grupo em vários lugares do Planeta, também detalhou. "A lagoa do projeto cuiabano terá 16 mil e 500 metros quadrados de lâmina d'água, acrescida de praia artificial e piscina".

A construção das casas está dividida em lotes (148 - Lote 01), 159 (02), 197 (03), 225 (04). O lugar ainda possibilita a prática de esportes naúticos diversos; "velejar é um deles", informou Gastón Escala.  Os diretores garantiram ao secretário Sílvio Fidelis que o custo de manutenção (operacional) da lagoa é relativamente baixo, em face da tecnologia de tratamento da água desenvolvida pelo químico responsável. O processo encontra-se em operação regular há mais de nove anos, sem problemas, disseram os diretores da BCGenera.

O secretário Sílvio Fidelis parabenizou o grupo pela iniciativa de edificar um empreendimento desse porte em Cuiabá. "De fato, é um novo conceito, novo modelo. Sentimo-nos honrados principalmente por Cuiabá ser pioneira na implantação do projeto chileno no Brasil". Ele afirmou que existe muita determinação da Prefeitura, na pessoa do prefeito Chico Galindo e de toda sua equipe, em auxiliar e apoiar todos os mecanismos que possam contribuir para que se consolidem avanços em Cuiabá e os seus habitantes tenham melhor qualidade de vida.

"Vamos nos reunir novamente em agosto e ver tudo aprovado, com certeza. É um grande prazo previsto no avanço que desejamos concretizar em Cuiab á. Para os próximos 20 anos, já planejamos 96 novas vias, novos distritos, com núcleos urbanos modernos. Enfim, empreendimentos com caráter futurista e que atendam à população da forma desejada por todos. Contem com a Prefeitura para agilizarmos os encaminhamentos possíveis à consolidação de um projeto tão importante à Capital e a seus habitantes".

Conforme o arquiteto Raul Spinelli adiantou, os próximos passos consistem na análise do Estudo de Impacto de Vizinhança, seguindo-se uma Audiência Pública no final de julho. A previsão é de que, em agosto, o projeto oficial esteja pronto, para que sejam efetuados os encaminhamentos finais rumo à construção física do empreendimento.