/

05 de Outubro de 2011 12h45

Cuiabá ganha três novas praças em outubro

05/10/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá (65) 8454-5236

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), inaugura três novas praças na cidade, na primeira quinzena de outubro. As construções são resultado da parceria firmada entre o Executivo Municipal e o Ministério Público Estadual (MPE), referente a dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) de empreendimentos implantados na capital.

A primeira inauguração será da Praça “Arquiteto Júlio De Lamônica Freire”, no bairro Jardim Florianópolis, no próximo dia 10. As outras duas praças estão localizadas nos Jardim Ouro Fino e Jardim das Américas.

Conforme o secretário de SMDU, Márcio Puga, o município, em acordo com o Estado, converteu as multas aplicadas pelo Ministério Público em benefícios para a cidade. “Ao invés de receber esse aporte financeiro, preferimos oferecer à comunidade nova alternativas de lazer. Serão espaços destinados a contemplação e ao bem estar da população”.

Já a revitalização da praça do Jardim das Américas é resultado da  parceria do município dessa vez com a Ginco Empreendimentos Imobiliários.

Homenagem

A Praça “Arquiteto Júlio De Lamônica Freire”, localizada no Jardim Florianópolis, em Cuiabá, recebeu este nome em homenagem ao arquiteto e urbanista cuiabano, morto em 11 de setembro deste ano. Júlio foi um dos pioneiros da Arquitetura e do Urbanismo na capital do Estado, incluindo o conjunto arquitetônico do Centro Político e Administrativo de Mato Grosso (CPA).

Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), publicou obras de grande valor, destacando-se “Por uma Poética Popular da Arquitetura”, que se transformou em tese de doutorado, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). De Lamônica imprimiu sua marca pessoal em becos e casarios cuiabanos, por meio de artigos, publicações, entrevistas e depoimentos sobre a cidade.