/

22 de Dezembro de 2010 11h18

Corais encantam o público com canções natalinas

22/12/2010

Alecy Alves-Assessoria-IPDU

Como parte da “Cantata de Natal”, o evento musical natalino organizado pela Prefeitura de Cuiabá  e dado como presente à população cuiabana, diversos corais de crianças e adultos se apresentaram ontem (21-12) à noite na Praça Alencastro. Na primeira fila da platéia estava o prefeito Francisco Galindo, acompanhado da primeira dama Norma Suely Galindo, do presidente da Câmara, Deucimar Silva, secretários municipais, servidores públicos e moradores de Cuiabá.

Além de lindas canções, o público compartilhou de atos religiosos no culto ecumênico celebrado pelo frei católico Alceu Bonatti, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e o pastor João Gilberto Camargo, da primeira igreja Batista de Cuiabá. Frei Alceu lembrou que a celebração do aniversário de Jesus Cristo, motivo das festas natalinas, deve levar as pessoas a refletir e lutar pelo nascimento das crianças que estão sendo geradas. “Natal é uma fez fantástica, nos comprova que Deus não mostrou apenas seu rosto, como pedia o menino que queria conhecê-lo, mas veio por inteiro para nos provar a importância da vida, do amor, da solidariedade”, disse.

Já o pastor João Gilberto fez uma pregação falando da força que cada ser humano carrega dentro de si, força essa que se manifesta especialmente nos momentos em que as pessoas sentem-se mais fracas, perdidas, doentes ou abandonadas. “Que nesse final de ano e em 2011 possamos continuar recebendo de Deus esse sentimento”, pediu. Dirigindo-se ao prefeito Francisco Galindo e esposa, o pastor lembrou-se das dificuldades vividas em 2010, e previu que certamente o prefeito continuará enfrentando adversidades em 2011. “Mas as adversidades fazem parte da vida, e Deus o iluminará para enfrentá-las e vencê-las com alegria e determinação”, completou.

No palco, as apresentações dos corais Vila Real Ensemble, de Cuiabá, e Viva Voz e Musarte, da cidade de Santo Antonio de Leverger, arrancaram aplausos do público. O Viva Voz, sob a regência de Magdalena Silva, apresentou várias canções, entre as quais Natal Todo Dia, de autoria de Maurício Tapajós. O coral Musarte, regido por Jeferson Ribeiro, cantou Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo Carlos, sendo aplaudido de pé.

O Musarte representou o estado de Mato Grosso este ano no Festival Internacional de Corais, em Minas Gerais. Em Leverger, a Associação Arte Cidadã, presidida pelo professor da rede municipal de ensino e regente Jeferson, mantém diversos corais que envolvem cerca de 200 crianças e adultos.

Quem passava pela Praça Alencastro e resolveu parar para assistir as apresentações não se arrependeu. A vendedora Ana Regina da Costa Pereira, que retornava do trabalho, não apenas assistiu, mas cantou e bateu palmas com empolgação. “Que beleza de espetáculo”, disse. Já o casal de professores, Paulo e Ana Maria dos Anjos Silva, que fazia compras junto com a filha Vitória, de 10 anos, admirou as apresentações. A pequena Vitória disse que gostou de todos os grupos, principalmente do Vila Real, porque é formado por crianças. “Mãe, quero cantar no coral ano que vem”, pediu a menina.

Ao final o prefeito Francisco Galindo, que cantarolou na platéia durante as apresentações, em especial a música “Jesus Cristo”, levantou-se puxando para aplaudir de pé os componentes e organizadores da Cantata de Natal. Ele elogiou os regentes e componentes dos grupos. “Cuiabá está viva, festiva para o grande dia do nascimento de Jesus Cristo”, disse.

As apresentações da Cantata de Natal continuam hoje, a partir das 18hs, com outra série de apresentações musicais.