/

01 de Setembro de 2011 16h57

Audiência pública apresenta relatório de impacto de vizinhança de novo empreendimento imobiliário

01/09/2011

Rosane Brandão/PMC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizou na tarde desta quinta-feira (01-09) uma audiência pública apara apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) de um novo empreendimento imobiliário que será construído em Cuiabá.

O empreendimento será um condomínio horizontal construído na Avenida Planejada próximo ao loteamento Tropical Ville, região Oeste de Cuiabá, e executado pela Ginco Empreendimentos, em parceria com o Grupo Amper. O condomínio terá 441 lotes e será construído numa área total de 557.119 metros quadrados.

Conforme informou o engenheiro civil da Ginco, Luiz Carlos Borges Fonseca, o condomínio será no mesmo padrão dos cinco últimos empreendimentos horizontais construídos pela empresa em Cuiabá. “O que torna os nossos empreendimentos diferenciados dos demais e atrai o cliente é o fato deles, além de oferecerem toda infraestrutura necessária, também oferecem maior segurança (condomínio fechado) e qualidade de vida, com uma área de lazer completa”.

O engenheiro ressalta que o condomínio não causará impacto negativo, pois será construído dentro do perímetro urbano do município, onde já possui outras residências. “Essa obra vai contribuir para a valorização da região, fazendo com que os terrenos vizinhos sejam ocupados com maior rapidez”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Fidelis, a audiência pública é uma exigência que consta da legislação municipal para que a população possa tomar conhecimento das obras e dos impactos que poderão causar. É recomendado que todo grande empreendimento, com mais de 200 unidades habitacionais, tenha a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV).

O EIV e o RIV precisam ser apresentados à Prefeitura e à sociedade antes de ser apreciado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE). Depois de ser analisado e discutido junto á sociedade o estudo e o relatório seguem para aprovação da Prefeitura.

No estudo e no relatório devem constar quais os impactos, tanto negativos quanto positivos, que o empreendimento poderá causar ao município e as medidas que a empresa tomará para diminuir esses impactos.

A realização da audiência pública foi publicada em jornais de grande circulação de Cuiabá e divulgado nos bairros da região por meio de carros de som, além disso todos os presidentes das associações desses bairros foram comunicados.