23 de Novembro de 2010 15h07

3ª Oficina PAC-Cidades Históricas definirá prioridades

23/11/2010

Alecy Alves-Assessoria – IPDU

Acontece nesta quarta-feira (24-11), sob a coordenação de técnicos do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), órgão da Prefeitura de Cuiabá, e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional(IPHAN), a 3ª Oficina PAC – Cidades Históricas. O evento será no auditório do Memorial da Água (rua Presidente Marques), a partir das 14hs.

Nessa etapa, os representantes dos órgãos, empresas concessionárias de serviços públicos, entidades de classe, lideranças comunitárias e outros vão discutir as ações e prioridades para execução dos projetos definidos na oficina anterior, realizada no dia 10 deste mês.

Em Cuiabá, a prioridade número um é o projeto de instalação subterrânea das redes de energia e telefonia no Centro Histórico. Discutido há vários anos, o projeto está sendo confirmado de maneira democrática nas discussões sobre o PAC Cidades Históricas.

Depois dessa oficina, a próxima e última etapa antes da apresentação dos projetos será a assinatura de um termo conjunto de compromisso entre a Prefeitura de Cuiabá e o Iphan, possivelmente na segunda quinzena de dezembro.

O PAC-Cidades Históricas é um programa federal novo que prevê investimentos nas áreas tombadas como Patrimônio Histórico em diversos estados. Além de Cuiabá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade integram a lista dos municípios mato-grossenses que podem ser beneficiados com recursos desse PAC.