Cultura, Esporte e Lazer /

17 de Fevereiro de 2011 09h00

Tenor italiano defende o futuro sustentável do planeta

17/02/2011

Lis Ramalho/SMC

A Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá recebeu na tarde da última terça-feira (15-02), a visita do tenor italiano, Amerigo Caponi. O tenor veio de Roma para visitar Mato Grosso com o intuito de realizar filmagens sob o tema a sustentabilidade do planeta. O objetivo da vinda do italiano ao Brasil é sua preocupação com o futuro sustentável do planeta.

A Secretaria de Cultura preparou uma programação cultural para receber o tenor. Ao som do cururu e siriri, Amerigo pôde conferir um pouco mais da cultura cuiabana e mato-grossense. O historiador, poeta, escritor e secretário adjunto da Cultura, Moisés Martins, fez uma breve palestra sobre a origem do cururu e siriri, além de resgatar o histórico e a evolução da cultura típica de Mato Grosso.

Amerigo visita o Estado desde o dia 13 de fevereiro, período no qual já conheceu o Pantanal e realizou filmagens sobre a natureza. Com um bom domínio da língua portuguesa, ele destacou a receptividade dos cuiabanos e agradeceu o carinho dos funcionários, em especial o secretário da Cultura, Luiz Poção, que articulou a visita do tenor à sede da secretaria.

A vinda do tenor faz parte do II Fórum Brasil Itália, no qual 2011 será o ano da Itália no Brasil, e por conta disso ao longo de 2011 será realizada uma vasta programação cultura em vários estados brasileiros.

Luiz Poção presenteou Amerigo com uma belíssima viola de cocho, além de livros sobre a história e a cultura cuiabana, e CDs com músicas populares de Mato Grosso.

A viola de cocho é um instrumento musical típico do Estado, e recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na caixa de ressonância. A viola de cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro, em dezembro de 2004. “Queremos que ele leve um pouquinho de nossa história, tradição e cultura cuiabana”, destacou.

  

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1274 / 8415 0916