Cultura, Esporte e Lazer /

22 de Agosto de 2011 09h00

Seletiva de Cururu e Siriri é realizada na capital

22/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura realizou uma seletiva classificatória de grupos de Cururu e Siriri, para a escolha daqueles que vão se apresentar na 10ª edição do Festival. A seletiva foi realizada no Museu do Rio, bairro Porto.

No total, foram 21 grupos da Baixada Cuiabana, que se apresentaram durante os dias 19 e 21, sendo 10 grupos na sexta e 11 no sábado. Apenas dois, dos 21 grupos que se apresentam serão classificados para o Festival, que acontece entre 22 e 25 de setembro.

Outras etapas já aconteceram e, segundo a presidente da Federação Mato-grossensse de Cururu e Siriri, Terezinha Valeria da Silva, as seletivas realizadas nos municípios de Cáceres, Nova Mutum e Santo Antônio de Leverger, também escolheram dois grupos por município.

Terezinha da Silva explicou que a escolha para os outros grupos, que não forem classificados, será feita através dos pontos adquiridos durante a disputa. No total, 20 grupos se apresentarão durante os quatro dias do grande Festival, que será realizado no próximo mês de setembro.

O secretário de cultura, Luiz Poção, ressaltou a importância do evento para o resgate do segmento que vem ao longo dos anos lutando para fortalecer o Cururu e o Siriri que são uma tradição da Capital e do Estado de Mato Grosso. Ele disse ainda que as seletivas são uma forma de incentivar os grupos a melhorarem o seu desempenho.

“O Festival é uma homenagem ao Cururu e Siriri que já viraram uma tradição na cidade. Cuiabá fica mais colorida e cheia de vida durante os dias em que o evento acontece. Queremos preparar nossa cultura, pois somos a vitrine da Copa do Mundo de 2014; a nossa intenção é fazer com que o Cururu e o Siriri sejam reconhecidos mundialmente”, destacou o secretário.