Cultura, Esporte e Lazer /

01 de Dezembro de 2011 14h01

Secretário de Cultura recebe moção de aplausos por realização de Festival

01/12/2011

Lisânia Ghisi - SMC: (65) (65) 8459-8552/ 3617-127

 

A Câmara Municipal de Cuiabá reconheceu o trabalho daqueles que se empenharam e produziram o “10° Festival Cururu Siriri: Entre Fitas e Chitas”, realizado na capital em outubro. A homenagem foi feita por meio de moção de aplausos, requerida pela vereadora Lueci Ramos, e aprovada por todos os pares da Casa. Entre os homenageados estava o secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, que também é um dos incentivadores do projeto.

“Esse festival é uma forma de resgatar e incentivar a cultura da nossa gente. Vejo homenagens assim, como  benéficas para o setor cultural da capital de Mato Grosso. Parabenizo a proposta da vereadora, que mostrou o respeito que a Casa de Leis tem por aqueles que produzem cultura e incentivam as raízes cuiabanas”, destacou o secretário em seu discurso.

Para compor as homenagens, o grupo Incluart, integrado por pais, amigos e jovens que possuem Síndrome de Down, apresentaram o famoso siriri nas dependências do plenário da Câmara. Além disso, o mestre Francisco Sales dedilhou o Hino Nacional nas cordas da viola de cocho.

“Esta sessão especial foi feita, exclusivamente para prestigiar àqueles que batalharam para fazer o 10° Festival. É importante destacar que o siriri e o cururu compõem o coração de Cuiabá e, consequentemente, de todo o estado de Mato Grosso”, disse Lueci Ramos.

Devido ao Festival ter sido realizado por diversas parcerias, a homenagem foi estendida ainda à Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso, à presidente da Federação de Cururu e Siriri de Mato Grosso, Terezinha Valéria, à coordenadora de grupo e vereadora de Santo Antônio de Leverger, Iraci Cruz, e ainda a todos os defensores da cultura raiz.

Tradição de Cuiabá, o “10° Festival Cururu Siriri: Entre Fitas e Chitas” foi realizado entre os dias 27 e 30 de outubro deste ano, e alegrou as noites da população cuiabana. No evento, os espectadores puderam assistir as apresentações de cerca de 30 grupos de cururu e siriri de todo o Estado.