/

27 de Abril de 2011 09h00

Secretário da Cultura faz reconhecimento da área da 1ª Procissão Fluvial

27/04/2011

Lis Ramalho/SMC

O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, acompanhado da equipe do Corpo de Bombeiro, Marinha, Defesa Civil do Município e Estado, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, farão às 09:00 hs de fazer hoje (27-04), o reconhecimento da área, que será realizada a 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá.

 

Preocupado com a segurança dos participantes, a equipe de vistoria vai percorrer todo o caminho que será a rota do evento, com o intuito de averiguar e solucionar qualquer situação que possa oferecer risco aos participantes. A 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá será realizada no próximo domingo, 1º de maio, às 8h, com saída do Museu do Rio Cuiabá e chegada no São Gonçalo Beira Rio.

 

O reconhecimento da área é uma medida de precaução, que será avaliada com todos os critérios e exigências da Marinha, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental e Defesa Civil. Os demais poderes envolvidos também são diretamente responsáveis pela averiguação do local, e vão estabelecer normas, que serão rigorosamente respeitadas pela Secretaria da Cultura garantindo, assim, o conforto e a segurança de todos os participantes do evento.

 

O secretário Luiz Poção destacou que a Secretaria vem mantendo diversas reuniões com os segmentos envolvidos, para que a 1ª Procissão ocorra com tranqüilidade. Por medida de segurança, ficou estabelecido que será obrigatório o uso de coletes salva vidas, durante todo o trajeto. A Secretaria da Cultura vai disponibilizar os coletes aos participantes, além de bonés, camisetas, água e sacos de lixo, para evitar poluição no rio.

 

Aqueles que forem participar com barco ou lancha deverão estar habilitados, portando inclusive extintores de incêndio e boias. As crianças só poderão participar do evento se estiverem acompanhadas dos pais. O secretário alerta aos participantes que usem roupas confortáveis e leves, já que o percurso deverá durar algumas horas. Para não haver problemas durante o percurso, Poção informou que os canoeiros serão os primeiros a partirem, já que vão remar e os barcos e lanchas, que são a motor, sairão logo atrás.

 

PREMIAÇÃO E INSCRIÇÃO

 

O secretário informou que o barco, lancha e canoa mais enfeitada com a temática da cultura cuiabana não entrará em caráter competitivo. Segundo Poção será realizado um sorteio ao final do evento, que vai premiar a lancha, barco e canoa, que estiverem caracterizados. As inscrições para a 1ª Procissão Fluvial Senhor Bom Jesus do Cuiabá já estão abertas e quem quiser participar pode se inscrever no Museu do Rio, comunidade do São Gonçalo, Colônia dos Pescadores (Z1), D’Paula Náutica e na Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá. As inscrições são gratuitas, e vão até o dia 29 de abril.

 


Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá(65)
Fone: 3617 1261 / 8415 0916