Cultura, Esporte e Lazer /

06 de Outubro de 2011 10h31

Secretaria de Cultura de Cuiabá apoia tradicional festa de São Francisco de Assis

06/10/2011

Secom Cuiabá: 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira na realização da “Festa do Padroeiro 2011 – celebrando com São Francisco de Assis, os 25 anos da Comunidade”. O evento religioso inicia nesta quinta-feira (06-10) e prossegue até sábado (15-10), no salão de festas da igreja, localizado na Avenida das Flores, bairro São Francisco, em Cuiabá.

O evento contará com muitas atrações culturais, shows, missas, apresentações e distribuição de prêmios.

Segundo o coordenador administrativo da igreja e coordenador geral do evento, Luis Fernando Miranda, todo dinheiro adquirido com a festa será para a reforma da igreja. “Contamos com a colaboração da comunidade para arrecadar recursos, só assim teremos condições de comprar os materiais para a reforma da capela”, informa.

Miranda espera que a festa reúna cerca de oito mil pessoas, pois este ano comemora-se o jubileu de prata da comunidade.

O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, destacou que a festa já faz parte do calendário de festas tradicionais da capital. Para ele, celebrar São Francisco de Assis é celebrar o amor e a fraternidade ao próximo, já que o santo renunciou toda sua riqueza em prol de seus irmãos carentes. “Nossa Secretaria sempre apoiou os eventos sacros, com intuito de ajudar aos fieis que realizam um belo trabalho, o que fortalece a fé e a cultura religiosa em nossa cidade”, ressalta.

Programação

A abertura da festa será às 19h30 desta quinta-feira, com uma missa de ação de graças aos 25 anos da comunidade. Na sequência, haverá um jantar com apresentações culturais dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Francisco Pedroso da Silva”, de integrantes do projeto “Retreta na Praça” e apresentações da banda da Polícia Militar (PM).

No segundo dia, as comemorações tem início às 19h30 com a chegada dos festeiros e, em seguida será realizada a reza cantada. Depois, um saboroso jantar será servido. Logo após, ocorre o levantamento do mastro de São Francisco. O terceiro dia contará com muitas atrações musicais, haverá um bailão com shows de rasqueado, sertanejo, forró, lambadão, entre outros gêneros musicais.

O quarto dia se inicia às 9h com uma missa. A partir das 11h, será servido um delicioso churrasco. Durante toda a tarde, haverá diversas atrações e também apresentações culturais de Cururu e Siriri. Serão sorteados prêmios como moto, notebook, novilho, microondas, bicicleta e vários prêmios surpresas.

O último dia (15-10), o evento começa às 20h, com a descida do mastro, rezas de celebração a São Francisco de Assis, missa, encerrando com um jantar para encerrar a festa.

No primeiro dia, a entrada é franca e o jantar será cobrado. Já no segundo dia, a entrada e o jantar serão gratuitos. No sábado, a entrada para os shows será paga. No domingo, será aberto ao público, porém o churrasco será cobrado. No encerramento do dia 15, a entrada e o jantar serão gratuitos.