Cultura, Esporte e Lazer /

30 de Maio de 2012 13h05

Representantes da Comunidade Jardim Passaredo participam de curso de capacitação e do Seminário Internacional das Pecs

30/05/2012

SECOM - 3645-6054


A Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) é equipamento publico, obra do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que tem o Ministério da Cultura (Minc) responsável pelo repasse dos recursos. No Brasil, cerca de 800 cidades estão na lista do Minc.  As prefeituras dos municípios contemplados são responsáveis pela gestão do complexo, no caso em questão a Prefeitura de Cuiabá.

Cuiabá foi contemplada com uma das praças, localizada na região sul, bairro Jardim Passaredo, a PEC Cuiabá terá 7 mil metros quadrados (m²), sendo o maior dos três modelos disponíveis, contará com uma sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cine teatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

Curso de capacitação

 

O Governo Federal através do Ministério da Cultura, pensando no sucesso da implantação das Pecs nos estados contemplados, iniciou no dia 07 de Maio o  Curso de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos destinados aos representantes das Comunidades e dos municípios, realizado pela Fundação Getulio Vargas – FGV online, e para aprofundar esses conhecimentos o Minc estará realizando nos dia 4 e 5 de junho em Brasilia-DF, o Seminário Internacional das Pecs, que acontecerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

Representantes da comunidade Jardim Passaredo e Servidores Municipais Efetivos estão participando do Curso de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos (FGV Online) oferecido pelo MINC. Para participarem do curso foram nomeados dois membros representantes da comunidade, a presidente do bairro - Benedita Cândida Silveira e o morador Reni Barros Almeida, Luciene Morais servidora da Secretaria Municipal de Cultura e Marioney Almeida, da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania.

Participação

No local, a prefeitura de Cuiabá atuará por meio das secretarias Municipais de Cultura (SMC), Esporte e Cidadania (SMEC) e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). As três pastas serão responsáveis em executar atividades ligadas a sua área dentro da PEC, atraindo as comunidades para constantes ações.

Todas as atividades serão auxiliadas pela comunidade local, através das Unidades Gestoras Locais (UGL), composta por lideranças comunitárias.