Cultura, Esporte e Lazer / Estímulo

24 de Agosto de 2015 17h32

Projetos culturais receberão investimentos de R$ 1,16 milhão; inscrições já estão abertas

24/08/2015

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá abriu nesta segunda-feira (24) as inscrições de projetos culturais que pleiteiam incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, nos segmentos de Cultura Popular, Artes Integradas, Literatura, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Patrimônio.

A publicação foi divulgada no Diário Oficial de Contas e todo o processo será analisado pela Secretaria Municipal de Cultural, Esporte e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura, com base nas normas e exigências estabelecidas no Edital. Para a execução dos projetos será disponibilizado o montante total de R$ 1,16 milhão.

O prazo de cadastramento segue até o dia 25 de setembro e pode ser feito através do site da Prefeitura. Poderão ser inscritos projetos de produtores culturais que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). O cadastro pode ser realizado através do site http://sniic.cultura.gov.br/.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, destacou que os projetos fortalecerão o setor da cultura. “Este ano vivemos um momento positivo e estamos aproveitando cada oportunidade e recurso para investir mais em produções locais e independentes. Ao todo, os editais somam mais de R$2,1 milhões, sendo que deste valor R$ 1 milhão serão para a produção audiovisual, através do Edital Procine 01 Cuiabá 2015, cujas inscrições estarão abertas até o dia 10 de setembro”, disse.

O segmento de Artes Cênicas terá R$ 192 mil para montagem de espetáculo, festival e apoio à pesquisa e montagem.  Para as Artes Integradas, o investimento será de R$ 100 mil para o Encontro de Empreendedorismo e Negócios Criativos - Cultura Cuiabá.

Nas Artes Visuais (Fotografia, Artes Plásticas, Gravuras, Escultura, Design de Moda, Arte Urbana), o montante de R$ 182 mil auxiliará na realização de cursos oficinas, formação técnica ou ciclo de palestras, apoio a projetos de exposição e ações.

Para a execução de projetos na área de Cultura Popular, Folclore e Artesanato, estarão disponíveis R$ 196 mil para manutenção de ações permanentes que envolvam a valorização e preservação da cultura Popular, Cultura Negra e realização de cursos, seminários de formação artística e/ou qualificação técnica.

Na área de Literatura, serão selecionados projetos de apoio à edição de exemplares de livros inéditos, literário ou humanístico, com ou sem ilustração nos gêneros de contos, poesias, crônicas, romance, ensaios literários, históricos, infantis ou quadrinhos, além de apoio a eventos e ações de incentivo à leitura e/ou áreas afins. O valor será de R$ 144 mil.

Na área de Música, a quantia de R$ 200 mil será destinada a manutenção de projetos voltados para música, com 2 anos ou mais de atividades comprovadas, apoio a gravação de EP e apoio a circulação e shows autorais de grupo, artista e banda.

Para o segmento patrimônio, deverão ser executados projetos de Ocupações Criativas do Centro Histórico de Cuiabá, ações ou produtos direcionados a Educação Patrimonial/Ações de preservação e manutenção de acervos e Programação Noturna para os Museus.

Conforme o edital 2015 será permitido à apresentação e inscrição de apenas um projeto por produtor cultural. Os projetos culturais, bem como a documentação exigida deverão ser protocolizados no Protocolo Central da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Nesta quinta-feira (27), às 19h, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, realizará uma oficina para orientar sobre o processo de inscrição e prestação de contas. O encontro será no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).

A íntegra dos editais e o formulário para inscrição estão disponíveis em anexo.