Cultura, Esporte e Lazer / CURSO

19 de Julho de 2018 16h33

Prefeitura lança projeto cultural de capacitação na comunidade Rio dos Couros

19/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, estará neste sábado (21), às 09h, na comunidade Rio dos Couros, apresentando o projeto cultural “Canutilho”. A proposta tem como objetivo capacitar tocadores e cantadores dos grupos de Siriri e Cururu, dando orientações sobre o manuseio dos instrumentos e a execução de  suas performances em aparições públicas. A iniciativa já projeta o vindouro 13º Festival de Siriri e Cururu e vai reunir as bandas Siriri Flor Serrana, Flor Atalaia e Tradição Cuiabana do Coxipó. O projeto ainda prevê ofertar profissionais da área de coreografia e figurino para auxiliar os músicos em suas apresentações.

 

Nesta ação de qualificação instrumental, a pasta da Cultura estará disponibilizando o professor de música Thomaz Flaviano, que tem reconhecida experiência no segmento, para ministrar os cursos para os grupos. O docente é formado na primeira turma de música da UFMT e já realiza um trabalho nas escolas municipais, intitulado “Musicalização através da Viola de Cocho”, voltado aos alunos do ensino fundamental.   

 

Essas oficinas terão como pilar a Viola de Cocho, instrumento musical cuiabano confeccionado em tronco de madeira, esculpido em formato estratégico e com cinco cordas - artefato imprescindível para as manifestações artísticas vinculadas ao Siriri e Cururu. Peça chave da cuiabania, ele ecoa e celebra a culturalidade da Capital, sendo um artifício inerente à história local e seu tradicionalismo. 

 

“Como estamos preparando o Festival de Siriri e Cururu para ser realizado em outubro, estaremos neste sábado na comunidade Rio dos Couros para lançar o ‘Projeto Canutilho’. A proposta é trabalhar na base, dando uma formação continuada aos filhos e netos dos nossos dançarinos e curueiros. Queremos contemplar estes participantes com a oportunidade de se reciclarem, valorizando as características de cada um, à medida que também oferecemos as condições adequadas para que os grupos possam exercer todo o seu potencial, vivendo da arte e colhendo os frutos dela”,  ressalta Francisco Vuolo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

 

Canutilho ou Canutio

Esta é a quarta corda da viola de cocho - de nylon e revestida de metal - que confere uma sonoridade especial ao instrumento, sendo referencial para sua afinação. 

 

Serviço

Assunto: Apresentação do Projeto Canutilho

Data: Sábado, 21 de Julho 

Horário: 9h

Local: Comunidade Rio dos Couros