/

11 de Novembro de 2013 11h19

Prefeitura homenageia músico Mestre Ignácio

11/11/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Secretaria Municipal de Cultura promove nesta terça-feira (12), a partir das 18h30, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), uma homenagem ao músico Ignácio Constantino de Siqueira, o Mestre Ignácio. O local contará com uma exposição de fotos, instrumentos e partituras do músico.

“Mestre Ignácio foi uma importante figura para a cultura popular cuiabana, além de um líder comunitário para os antigos moradores do bairro Baú, onde viveu sua vida inteira. Contaremos com a presença de seus familiares, que receberão esta justa homenagem”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

Cuiabano e nascido em 1892, Mestre Ignácio tornou-se músico multi-instrumentista começando seu aprendizado pelo pé-de-bode (sanfona pequena, de 04 e 08 baixos), depois clarinete, cavaquinho, trombone, trompete, baixo. No início da década de 20, ele criou a primeira banda civil de Cuiabá, a Lira Operária de Santa Cecília, e tocou nos mais importantes eventos da Capital, como comícios, festas religiosas, bailes e também na posse do governador Fernando Corrêa da Costa, em 1951.

Mestre Ignácio também foi autor de centenas de composições entre valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, sendo este último seu predileto. A sua banda, além dos ritmos já mencionados, executava também, jazz, blues, boleros, foxtrot. Algumas de suas obras são: "Recordando Sempre", "Festa no Bandeira", "Tanque do Baú" e "Pega Pra Capa".

Durante o evento ainda será feito o lançamento do projeto “Novembro Negro”. A partir de 2014, a Prefeitura de Cuiabá elaborará um calendário cultural voltado para o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).