Cultura, Esporte e Lazer /

30 de Janeiro de 2014 12h00

Museu da Imagem e do Som recebe exposição permanente de fotografias

30/01/2014

EVELYN RIBEIRO

Luiz Alves

Arquivo

Exposição permanente

 O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe esta semana a exposição “Imagens Mato-grossenses”. A mostra aborda a história da fotografia até sua chegada em Mato Grosso e vai integrar o acervo do museu em caráter permanente. As obras não estão disponíveis para venda e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

O projeto foi desenvolvido pelo produtor cultural Silmar da Silva Siqueira e reúne um painel contendo a invenção e história da fotografia em linha cronológica. Outros 11 quadros complementam a trajetória da fotografia na Europa, Brasil e Mato Grosso no início do século XIX com a apresentação de alguns dos fotógrafos mais proeminentes da história imagética do Estado.

 

Segundo o produtor cultural, a exposição permanente é uma forma de reforçar o acesso à cultura em Cuiabá. “Muitos ainda não conhecem a história da fotografia e esta é mais uma opção cultural tanto para quem vive na cidade, como para os turistas, além de ser importante para o museu”, disse.

 

As obras incluem imagens retiradas de livros, internet e trabalhos acadêmicos, sendo todas elas exibidas com direitos autorais.

 

Entre os citados estão nomes importantes que contribuíram para história da fotografia, como o imperador Dom Pedro I, o fotógrafo Marc Ferrez, cujas obras retratam o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, Hércules Florence, o pioneiro na fotografia no Brasil, e Augusto César Malta de Campos, um fotógrafo que assumiu o projeto das elites no Rio.

 

Em relação a Mato Grosso, as imagens ilustram trajetórias de fotógrafos como Bartolomé Bossi, um dos primeiros a registrar imagens de Cuiabá, José Severino Soares, destaque pelo grande número de fotos carimbadas, e Lázaro Papazian, conhecido por registrar o antigo cotidiano cuiabano e ser considerado o primeiro repórter fotográfico de Mato Grosso.

 

A exposição também apresenta o histórico do casal de fotógrafos Elza Arauz Perez e Arthur Perez. Ambos registravam o cenário político na Capital da década de 40 até a década de 80.  Ela foi a primeira mulher a trabalhar como fotógrafa profissional em Mato Grosso e também em jornal em Cuiabá. 

 

Outras informações: 3617-1288