/

16 de Maio de 2011 10h00

MISC tem programação especial durante a 9ª Semana Nacional dos Museus

16/05/2011

Lis Ramalho/ MISC

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian - Cháu”- MISC programou para a 9ª Semana Nacional dos Museus, a exposição: “Fios da memória: Rondon, do telégrafo ao telefone”. São imagens da Comissão Rondon, pertencentes ao acervo do MISC, que retratam os trabalhos nos trechos das linhas telegráficas e suas Estações. Equipamentos como telégrafos, telefones, entre outros compõem esta mostra, que começa nesta segunda-feira (16-05), a partir das 14h.

O espaço cultural vinculado a Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá integrou-se à 9ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura). Cerca de três mil eventos estão programados pelos museus participantes em mais de 500 cidades de todos os estados brasileiros.

A 9ª Semana será realizada de 16 a 22 de maio e é celebrada anualmente por dezenas de países, sendo o maior evento, em âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema de cada ano é definido pelo Conselho Internacional de Museus. Em 2011, o tema será “Museu e Memória”. Durante uma semana instituições musicológicas de todo o País promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, dentre outras atividades.

O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Luiz Poção destacou a importância da Semana Nacional de Museus. Para ele, essa é uma forma de promover a cultura e estimular a população para que visitem mais os espaços. Poção destacou que pretende difundir cada vez as ações culturais da Secretaria.

A exposição no MISC estará aberta à visitação pública no período de 16 a 31 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O MISC está situado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, no Centro Histórico de Cuiabá.

Lis Ramalho/ MISC