/

28 de Março de 2011 16h00

Mês abril repleto de atividades para comemorar o aniversário de Cuiabá

28/03/2011

Lis Ramalho/Smc

A Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá já está com a programação completa para comemorar os 292 anos, da Capital.  Para isso, a Secretaria programou todo o mês de abril, com diversas atividades culturais, eventos e shows populares. Este ano, o tradicional desfile cívico militar será realizado na Avenida Brasil, CPA II, no dia 08 de abril – dia do aniversário de Cuiabá.

O Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, além de alunos das escolas municipais e estaduais, as bandas e fanfarras farão as belas apresentações em homenagem a Capital mato-grossense. O evento terá abertura às 8h, com o hasteamento do pavilhão nacional, e previsto para terminar às 10h30. 

A programação para o aniversário de Cuiabá começa desde o dia primeiro do mês, com a abertura do 5ª Festa do Peixe, no São Gonçalo Beira Rio – berço da cultura mato-grossense. No dia 02, haverá uma solenidade boas vindas no Hotel Fazenda, aos concursado, do concurso público realizado pela Secretaria de Educação, no ano passado.

Dia 03, acontece a XXV Corrida Pedestre do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que terá largada na Praça 8 de abril, às 8h. Do dia 04 ao dia 07 está programada a Blitz Educativa, que será realizada nas principais avenidas da Capital: Getúlio Vargas, Fernando Corrêa, Historiador Rubens de Mendonça e Tenente Coronel Duarte. 

No dia 04, a Secretaria Municipal de Educação lançará o edital de construção de sete centros de educação infantil. Já o dia 05, terá a reabertura do Centro de Convivência dos Idosos, Padre Firmo. O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) dará início à mostra de cinema, no dia 06, às 14h, que ficará em aberto durante todo o mês de abril.

A Secretaria Municipal da Cultura programou ainda em quatro regiões da cidade uma caravana de comédia, com os humoristas cuiabanos. No dia 06 o evento será realizado na Lagoa Encantada (CPA), dia 08 no bairro Poção, dia 09 no Santa Izabel e dia 10 no Pedra 90. 

Será realizado ainda no dia 07, a 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, com saída do São Gonçalo Beira Rio, até o Museu do Rio.  Vários show populares serão realizados nos bairros de Cuiabá. Dia 07 a festa acontece no Porto, dia 08 na Praça Cultural do CPA II, dia 09 no Coxipó do Ouro e Distrito da Guia e dia 10 no bairro Três Barras.

No dia 08, haverá a tradicional missa na Igreja São Benedito, às 05h da manhã, com queima de fogos. Ainda no dia 08 será realizado um evento de rasqueado, no Museu do Rio, às 20h. A Praça Ipiranga também receberá evento de rasqueado, durante o dia todo, das 08 às 22h, com diversas atrações regionais. A Praça 8 de Abril será palco aos artistas plásticos cuiabanos, que farão exposições de telas, neste dia. Após o desfile cívico militar, no CPA II, às 11h, haverá um show de moto cross, com o Joaninha, na Praça das Bandeiras. No dia 09, o Distrito da Guia fará a Feijoada Cuiabana, que acontece a partir do meio dia.

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916