Cultura, Esporte e Lazer /

29 de Novembro de 2011 11h49

Grupo de fanfarra do Distrito da Guia participa de evento nacional

29/11/2011

Lisânia Ghisi - SMC: 3645-1274

 

O grupo de fanfarra Sociedade Musical Mestre Inácio (Sommi), do Distrito da Guia (a 26 km de Cuiabá), participa no próximo domingo (04-12) da “II Copa do Brasil 2011 – Concurso de Bandas e Fanfarras”. O evento será realizado no município de Iperó, em São Paulo, onde os 40 jovens da Baixada Cuiabana se apresentarão na categoria Sênior, considerada uma equipe mais avançada.

De acordo com o presidente da Sommi, Paulo Célio dos Santos, o grupo foi convidado para representar Mato Grosso e deverá concorrer às premiações do evento. Na oportunidade, os três primeiros colocados irão receber troféus e medalhas.

“Sempre trabalhei com música e desde pequeno tinha paixão pela fanfarra. O amor por esta modalidade me fez seguir em frente com o projeto e criar o grupo. Vejo essa participação como forma de reconhecimento pelo nosso trabalho”, comentou Paulo. 

Criado em 1994 e apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (SMC), o Sociedade Musical Mestre Inácio é uma das referências no quesito fanfarra na capital e região “A SMC sempre nos ajudou e incentivou o nosso trabalho”, reforçou o presidente da Sommi.

Segundo Paulo, o grupo, que sobrevive de ajuda financeira de ex-alunos e eventos que a própria equipe realiza, ensaia todos os sábados, das 14 horas às 19 horas, na própria sede do Sommi, localizada a 26 quilômetros da Capital.

De acordo com o presidente, os interessados em fanfarra, que ainda não compõem nenhum grupo podem participar. “Qualquer pessoa, com qualquer idade que se interesse pela modalidade pode procurar a Sociedade para participar”, disse.

Conforme o secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, a participação da Sommi em um evento nacional mostra que a cultura cuiabana e da região é destaque e está se expandindo. “É gratificante ver representantes de Cuiabá defendendo todo um estado em um festival que todo o país irá prestigiar”, afirmou.