Cultura, Esporte e Lazer / Fomento

28 de Janeiro de 2014 14h47

Fundação Municipal de Cultura deve ser implantada em Cuiabá

28/01/2014

EVELYN RIBEIRO

Secretaria de Cultura

 

A Prefeitura de Cuiabá participou nesta terça-feira (28), em Campo Grande (MS), de uma reunião na Fundação Estadual de Cultura local para discutir o funcionamento e a possibilidade de implantação de uma Fundação de Cultura em Cuiabá.

 

A Fundação Municipal de Cultura tem por finalidade planejar, promover, coordenar, executar e acompanhar as ações culturais do Poder Público Municipal no âmbito da produção, memória e difusão, bem como fomentar as manifestações artístico-culturais dos diversos segmentos da sociedade.

 

Este tipo de fundação já existe em 17 capitais brasileiras, já que tem a possibilidade de executar a política cultural com mais agilidade do que a estrutura administrativa das prefeituras.

 

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, esteve com o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, que considerou a iniciativa um passo importante para o crescimento cultural da capital mato-grossense.

 

Conforme o secretário Alberto Machado, este projeto está inserido no planejamento da secretaria municipal de Cultura com previsão de execução ainda este ano. “A princípio estamos conhecendo o funcionamento da fundação, perfil, benefícios para a cultura do município e os procedimentos necessários para a implantação”, afirmou.

 

Ainda de acordo com o secretário, assim como nas demais cidades, a fundação é uma alternativa para a implantação de políticas culturais e busca de recursos próprios para que os projetos em diversos segmentos culturais sejam desenvolvidos com mais propriedade.

 

Assim que levantar todas as informações necessárias, o secretário Alberto Machado vai apresentar um esboço do projeto ao prefeito Mauro Mendes e também à Câmara Municipal.