Cultura, Esporte e Lazer /

06 de Dezembro de 2011 14h01

Exposição sobre Cândido Rondon e João Cândido vão contemplar monumentos históricos de Cuiabá

06/12/2011

Lisânia Ghisi- SMC: (65) 3617-1274

“Os alunos vão poder prestigiar a nossa cultura e conhecer um pouco mais da nossa história”. Foram com estas palavras que a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Antônio Marcos Ruzzeme Balbino, Fátima Aparecida, descreveu a importância da exposição sobre Cândido Rondon e o marinheiro João Cândido, iniciada nesta terça-feira (06-12).

Os trabalhos, que estão sendo apresentados na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (SMC), devem se estender até o dia 23 de dezembro, quando serão removidos para o Museu do Rio de Cuiabá. “Queremos contemplar os quatro cantos da capital. A intenção é atingir toda a população cuiabana”, comentou o secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção.

Além da sede da SMC e do Museu do Rio, o Espaço Cultural Silva Freire, no bairro Coxipó, e o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado no Centro Histórico da Capital, também receberão os banners históricos. 

A exposição, que está sendo realizada pela SMC e o Banco do Brasil, faz parte do ‘Projeto Memória 2011’, que é o resultado de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI). Esta é a 14ª edição do evento, que já percorreu cerca de 800 municípios brasileiros.

Cultura e Educação

Os diretores, que participaram da abertura do evento, receberam um kit educativo composto por um almanaque histórico e um guia dirigido, exclusivamente, aos professores. “Recebemos este material e a vontade de ensinar é cada vez maior. É gratificante poder passar ainda mais informação aos nossos alunos”, comentou Aparecida.

De acordo com a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Henrique da Silva Prado, Maria do Livramento Lima, “O que estes ícones da história (Cândido Rondon e João Cândido) fizeram pelo país foi de tamanha relevância tanto para a cultura, como para a educação. Isso merece ser ressaltado e prestigiado”, disse.

Segundo o gerente de negócio do Banco do Brasil, Edson Anelli, a instituição nacional não está apenas preocupada com o financeiro. “Nós também estamos atentos ao social. Acredito que com estas divulgações, vamos proporcionar mais conhecimento”, explicou.

Para finalizar a abertura do evento, Luiz Poção ressaltou a importância da população cuiabana e, principalmente, dos mestres e estudantes apreciarem a exposição. “Esta programação é a integração entre a cultura e a educação. Eventos como este são para benefício da comunidade, pois assim conseguimos levar mais informação, conhecimento e resgatar a nossa história”, comentou.