Cultura, Esporte e Lazer /

28 de Novembro de 2013 10h20

Encontro nacional vai estabelecer prioridades para o setor da Cultura

28/11/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá participa da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília, que este ano traz como tema principal "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".  O evento segue até o dia 1º de dezembro no Teatro Nacional, com a presença de 1.126 delegados integrantes da Plenária, sendo 12 de Mato Grosso.

Na ocasião, os representantes vão integrar uma votação que define 64 diretrizes no setor cultural dos municípios. Entre os eixos do Estado de Mato Grosso a serem abordados estão: Produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; orçamentos e cultura como desenvolvimento sustentável, indicando uma ordem de importância e seguindo os princípios constitucionais do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

De acordo como o secretário Municipal de Cultura e um dos representantes da delegação de Mato Grosso no evento, Alberto Machado, a votação vai auxiliar para os direcionamentos em benefício da cultura nos municípios.

“O debate contribui para que possamos nortear nossos caminhos para a construção, elaboração do sistema e do Plano de Cultura para Cuiabá”, disse o secretário.

No dia 30, serão formadas quatro miniplenárias, uma para cada eixo temático, que escolherão as 16 diretrizes, dentre as 40 definidas nos grupos de trabalho. Todos os sub-eixos serão contemplados com ao menos duas propostas aprovadas nesses grupos. A definição das 64 diretrizes da Conferência Nacional será feita eletronicamente.