Cultura, Esporte e Lazer / ORLA DO PORTO

26 de Julho de 2019 11h00

Do rock ao sertanejo, sem esquecer do siriri e cururu: Festival da Juventude reúne cidadania e cultura

26/07/2019

NAIARA LEONOR

Elisana Sartori/RDM

Quatro atrações musicais foram confirmadas para o Festival da Juventude, que acontece no dia 09 de agosto, das 13h às 22h, no Museu do Rio, na Orla do Porto. Heróis de Brinquedo, Jhonatan & Adam, Flor Ribeirinha e Dj Monteiro animaram a noite cultural do evento que é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e demais parceiros.

“Instalamos o Conselho Municipal da Juventude em Cuiabá para que o poder público, junto com a sociedade organizada, defina os parâmetros e ações para aplicação de recursos públicos e parcerias com a iniciativa privada em políticas públicas para a juventude. E nada melhor do que iniciar um processo como esse convidando a sociedade para um grande festival”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O Festival será dividido em dois momentos. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. As inscrições para participação podem ser feitas no dia do Festival. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, Dj Monteiro, apresentações de Siriri e Cururu do grupo Flor Ribeirinha, Bateria das Atléticas e os grupos musicais Heróis de Brinquedo e Jhonatan & Adam. No dia também será dada posse oficial aos conselheiros do Conjuve.

A realização do Festival da Juventude também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento. Estiveram presentes representado as entidades parceiras: secretário adjunto Municipal de Turismo, Marcelo Pires, diretor Municipal de Turismo, Rogério Bento Noronha, diretor de eventos, Hermam Meira de Oliveira, a representante da Comissão Infância e Juventude da OAB, Roberta Arruda Chica Duarte, o coordenador do projeto “OAB vai à Escola”, Luis Felipe Monteiro da Silva, o presidente da Comissão Jovem Advocacia da OAB, Pedro Henrique Marques, o coordenador adjunto do projeto “OAB vai à Escola”, Wilson Alves de Lima Filho, o chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, a chefe de operações interina da PRF, Iara Alves dos Santos, a diretora do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Maria Anunciada, a representante do Rotaract, Paula Cozer, a consultora de atendimento do CIEE, Fabiana Alves, a coordenadora da Faculdade de Cuiabá (FAUC), Jorgete Barros, o coordenador-geral do Fórum Mato-grossense de Capoeira, mestra Visquival de Campos.

 

Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:

 

Comissão da jovem Advocacia (OAB)

- Primeiro Emprego

- Crimes Cibernéticos

Comissão da infância e Juventude (OAB)

- Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.

Comissão da Igualdade Racial (OAB)

- Ações afirmativas na Educação pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

- Segurança no trânsito

Polícia Militar (PM/MT)

- Programa PROERD

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

- Cadastro de currículos no sistema do CIEE

Rotaract Club de Cuiabá

- Confecção de currículos

- Oratória: protagonismo ao falar em público

Faculdade de Cuiabá

- Teste vocacional

Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

- Informações sobre os cursos da instituição

Liga das Atléticas

- Oficina de Cheerleader

Fórum Mato-grossense de Capoeira

- Oficina de capoeira