Cultura, Esporte e Lazer /

08 de Novembro de 2010 11h00

Dia da Consciência Negra "Zumbi dos Palmares", no Museu do Rio Cuiabá

08/11/2010

Lis Ramalho-SMC

A Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Secretaria da Cultura realizam nos dias (19 e 20-11) uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, evento dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. A Secretaria preparou uma programação especial para os dois dias, que será realizada no Museu do Rio Cuiabá, Hid Alfredo Scaff, no bairro Porto. O evento comemora também a reabertura desse espaço cultural que está sendo totalmente revitalizado.

Segundo o secretário da Cultura, Sérgio Cintra, o Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1594. Para isso, documentário, palestras, oficinas de penteado afro, dança de capoeira, exposições fotográficas, além de atrações musicais farão parte dos dois dias de evento.

No primeiro dia (19), haverá um documentário sobre o Zumbi dos Palmares. Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em
1595, a data de sua morte, foi adotado como o dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. É também um dos nomes mais importantes da Capoeira. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.

Na programação do primeiro dia constam ainda atividades como oficina de penteado afro, com a professora Cícera Pinheiro, apresentação de um grupo de capoeira, jogo de búzios, oficina de amarração de tecidos. As atrações do evento ficam por conta da Bateria Swing Negro, Bateria Samba Negro, teatro Afro Swing da Cor e a banda Os Indomáveis.

Já o segundo dia (20-11), contará com palestras sob temas como “Mulheres Negras na Dopcencia Cuiabana”, por Carmem Cinira, e “Experiência sobre a Lei 10.639
em Uma Escola Rural de Cuiabá”, pelo professor Edmilson Moraes. Oficina de bonecas negras, pela professora Malú, oficina de dança afro, com o professor Victor Hugo Garcia, coral Mestre Albertino, apresentação de Fanfarra, e Gilmar Fonseca e Banda vão comandar a festa. A oficina de amarração de tecidos, penteado afro, capoeira também estão inclusas no segundo dia.

Sérgio Cintra afirmou que o objetivo do evento é conscientizar a própria população afro-descente, mostrar um pouco da cultura que alguns não conhecem, além de oferecer diversão e entretenimento. “Os próprios afro-descentes não sabem muito sobre sua origem. Através do documentário de Zumbi dos Palmares e as palestras, queremos mostrar-lhes um pouco da cultura negra, e a importância deles na sociedade”, reforçou o secretário da Cultura.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultural de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916