/

26 de Abril de 2011 10h00

Cultura define medidas de segurança para 1ª Procissão Fluvial

26/04/2011

Lis Ramalho/Smc

Preocupado com a segurança dos participantes da 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, o secretário Municipal da Cultura, Luiz Poção tem se reunido com os segmentos e órgãos diretamente envolvidos com este evento. Ontem (25), representantes do Corpo de Bombeiro, Marinha, Juizado da Infância e Adolescência, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Turismo se reuniram com o secretário para definir questões estratégicas de segurança e conforto para aqueles os que pretendem participar da procissão.

O tenente coronel BM, Alessandro Borges, destacou a importância do uso do colete salva vidas durante o percurso da procissão, que começa no Museu do Rio e vai até o São Gonçalo Beira Rio. O sargento Gomes, da Marinha, também definiu, como medida de segurança, a exigência de habilitação para aqueles que forem de barco, além de extintores de incêndio e boia. A coordenadora do Juizado da Infância e Adolescência, Marileuza, aproveitou o momento para alertar que as crianças somente poderão participar do evento com a presença dos pais.

Após as ponderações feitas para garantir a segurança de todos que pretendem participar, o secretário definiu que será obrigatório o uso de coletes salva vidas. Habilitação e extintores de incêndio serão obrigatórios para todos aqueles que forem de barco. Vale destacar que a 1ª Procissão Fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá será realizada no próximo domingo, 1º de maio, às 8h.

Para evitar problemas durante o percurso, Luiz Poção informou que os canoeiros serão os primeiros a partirem, já que vão remar e os barcos e lanchas, que são a motor, sairão logo atrás. “O motor faz movimento na água, o que pode atrapalhar quem estiver de canoa. Estamos planejando tudo dentro da legalidade e da forma correta, para não haver nenhum incidente. Queremos que este evento seja o primeiro de muitos que virão”, ressaltou.

A procissão levará a imagem do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Uma banda será responsável por tocar o hino da Capital, e também haverá queima de fogos, para deixar o trajeto mais alegre e emocionante. Na chegada, a Secretaria programou diversas atividades culturais. Cururu e siriri, exposição de telas e artesanatos e rasqueado.

As inscrições para a 1ª Procissão Fluvial Senhor Bom Jesus do Cuiabá, já  estão abertas e os que queiram participar podem fazer a inscrição no Museu do Rio, comunidade do São Gonçalo, Colônia dos Pescadores (Z1), D’Paula Náutica e na Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá. As inscrições são gratuitas, e vão até o dia 29 de abril.

O secretário Luiz Poção ressaltou que para incentivar toda comunidade a participar, a Secretaria da Cultura vai premiar a canoa, o barco e a lancha mais enfeitada e caracterizada, com um tema ligado a cultura cuiabana. Poção alertou, porém, que o participante deve tomar a precaução de que o enfeite não o prejudique durante o percurso.

O secretário tem realizado reuniões com canoeiros, o presidente da colônia dos pescadores e representantes da comunidade ribeirinha, bem como o segmento náutico, que são parceiros do evento. Luiz Poção disse ainda que ao final da Procissão serão entregues certificados de participação. O secretário destacou alguns pontos que serão necessários para o conforto dos participantes. “Aqueles que forem participar da 1ª Procissão receberão boné e camiseta que a Secretaria vai disponibilizar, além de sacos de lixo, para não jogar nada que possa poluir o rio. Não esquecer de passar protetor solar e usar roupas leves e confortáveis”, alertou.

 

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617 1261 / 8415 0916